Jantar festivo encerra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Educação Publicado: Segunda, 02 Setembro 2019 Escrito por Aline - SoftSul

O evento, promovido pela Escola APAE Bom Jesus, contou com apresentações dos alunos e colaboradores, onde participaram as famílias, amigos e autoridades.

As APAE’s, todos os anos no período de 21 a 28 de agosto, desenvolvem várias atividades sociais voltadas para as famílias e pessoas com deficiência. Esse período foi instituído como Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, e o objetivo da Semana Nacional é criar debates e reflexões para promover a igualdade e inclusão social das pessoas com deficiência.

Em 2017 foi sancionada a Lei Federal 13.585 de 26 de dezembro, que instituiu a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto.

O Secretário de Saúde Rildo Peloso participou do evento, segundo ele o trabalho desenvolvido pela Escola Bom Jesus é fundamental. “Podemos observar a alegria dos alunos nos olhos de cada um, a APAE vem desenvolvendo um ótimo trabalho, e o que vemos aqui hoje é resultado do bom trabalho que a diretoria e professores vem realizando”, disse o secretário.

A diretora pedagógica da APAE de Boa Vista da Aparecida Vânia Regina Ramos, disse que a entidade se mobilizou e organizou diversas atividades durante o período da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, e nesta sexta-feira, 30, foi realizado o encerramento das atividades. Vânia destacou a importância desta semana na vida dos alunos, colaboradores e todos que de uma forma ou de outra tem o convívio diário com os alunos. “Essa noite concretiza a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a qual vem há alguns anos debatendo temas importantes, para que a sociedade venha refletir sobre esse tipo de cidadão que temos no nosso país, a preparação para essa semana é bastante intensa, finalizamos uma semana já pensando na próxima, organizamos passeios e atividades onde podemos inserir outras pessoas, além de atividades voltado para o bem estar dos nossos assistidos”, explicou a diretora.

O Governo Municipal de Boa Vista da Aparecida vem fazendo o seu papel, sempre apoiando e colaborando com a Escola. O prefeito Leonir dos Santos participou do evento, e comentou sobre a importância da Escola Bom Jesus para Boa Vista da Aparecida. “Para nós é uma alegria participar deste evento que marca o encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla aqui em nossa cidade, podemos observar as famílias dos alunos, sempre presentes nas atividades da escola, isso demonstra o bom trabalho que vem sendo feito pelos professores e colaboradores, aproveito para agradecer e parabenizar a todos os envolvidos, alunos, diretores, professores, colaboradores e voluntários, enfim, todos que fazem parte da família Apaeana” disse Leonir.

A APAE é uma entidade civil de direito privado com caráter educacional, cultural, assistencial, filantrópica e sem fins lucrativos e faz parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A missão da APAE é oferecer uma educação de qualidade aos seus alunos, e busca promover a inclusão social dentro da comunidade e proporcionar a participação da família e o entendimento de suas concepções sobre as deficiências e seus efeitos. A escola desenvolve programas de atendimento de forma a capacitar e promover autoestima aos alunos com deficiências, garantindo seus direitos de cidadão.

Acessos: 2029