Momento democrático: Conferência da Educação tem todas as metas aprovadas

Categoria: Educação Publicado: Sexta, 20 Outubro 2017 Escrito por Camila Zub - SoftSul

Com a participação e sugestão dos presentes, a Conferência foi um sucesso

A 1ª Conferência Municipal do Plano Municipal de Educação foi realizada na tarde desta quarta-feira (18), no Clube da Terceira Idade em Boa Vista da Aparecida, na presença de autoridades, professores, pais, alunos e comunidade em geral.

Na conferência, logo após as apresentações musicais de abertura, foram explanadas as metas e as estratégias a serem atingidas no setor da educação, no decênio 2015 a 2025, bem como exposto e explicado o Plano Municipal de Educação. Todos os presentes puderam participar, interagir, intervir e sugerir estratégias para cumprimento das metas, num processo democrático, além de votar na aceitação de cada uma delas. Todas as estratégias previstas e realizadas em 2016 e 2017 foram aprovadas por maioria, e as intervenções propostas para os próximos anos foram analisadas por todos e aceitas, tudo em prol de uma educação digna e de qualidade para o município de Boa Vista da Aparecida.

A pedagoga do Núcleo Regional de Cascavel, Sandra Mara Martins, explica que o acompanhamento e monitoramento dos Planos Municipais de Educação de todo o Estado são feitos através de uma parceria entre Núcleos Regionais, Secretaria Estadual de Educação e Governo Federal através do MEC (Ministério da Educação). Ela também fala da importância do Plano para a aquisição de recursos para o setor educacional. “O Plano Municipal de Educação é a garantia da execução da política educacional. Se as ações não estiverem previstas no Plano, não pode se prever recursos para a implementação, então estar no Plano é a garantia de que as ações serão realizadas”, afirma Sandra.

Segundo Sandra, a previsão dos recursos é estabelecida a partir do Plano, que deve ser planejado dentro das Leis pela Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação, que avaliou e reestruturou as metas do decênio 2015-2025, aprovadas na conferência.

A presença da população é imprescindível nesses momentos de democracia, como fala a pedagoga Sandra. “É importante registrar a importância da população nesses momentos de monitoramento e avaliação do Plano, para que a população de fato saiba o que está sendo executado, qual a previsão de ações para aquele ano, e na conferência possa dizer se foi executado ou não, e saber por quê isso não foi executado, e também acompanhar, junto aos gestores municipais, o desenvolvimento dessas ações. Então é importante que a população participe, acompanhe, esteja atenta ao Plano Municipal de Educação”, explica ela.

Kerle Meridiane Dalla Costa, integrante do Conselho Municipal de Educação, explica o trabalho que a Comissão exerce para que as metas sejam atingidas. “Agora é um processo de reelaborar o que já tinha sido feito e verificar, ver se tem aplicação, se dá para fazer, como fazer e quando fazer”, afirma.

Kerle ainda fala do momento democrático exercido durante a conferência, e que a maioria dos participantes eram servidores, num momento tão importante para a comunidade em geral estar presente. “A gente vem de uma caminhada nova de democracia no país, a gente é muito novo nisso ainda, então talvez tenhamos ainda uma resistência em participar, a gente quer ser cidadão crítico de sofá e Facebook, e aí quando tem que partir para a iniciativa a gente reluta um pouquinho. E esses momentos são essenciais, onde a gente para pra pensar como que a escola funciona? Vem dinheiro de onde? De quanto em quanto tempo pode mexer nesse dinheiro? O que eu posso comprar para a escola? Quantos eu posso contratar? A gente tem que se inteirar disso, saber como é o dia-a-dia da escola, as dificuldades que passa... como que o professor trabalha? De onde vem o material que ele trabalha? Precisamos estar muito antenados, como cidadão, como mãe, como pai, como professor, como integrante da sociedade. Tem que saber, é obrigação, se a gente quer ser crítico, a criticidade passa primeiro pelo conhecimento, depois que você conhece você pode criticar, antes não”, afirma Kerle.

A secretária de educação Rosilange Daros, em nome da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação, comemora o sucesso da conferência e agradece a todos que participaram, que contribuíram com ideias e manifestações. Ela agradece a todos que fizeram parte deste momento democrático, aos professores, membros de entidades, pais, comunidade, a todos que participaram da 1ª Conferência Municipal de Educação.

Para que haja tempo de planejamento e a comunidade possa saber das ações realizadas na Educação, a conferência deve acontecer a cada dois anos a partir da primeira.