Motoristas do transporte escolar recebem capacitação em Boa Vista

Categoria: Educação Publicado: Domingo, 26 Julho 2015 Escrito por SoftSul - Admin

A secretaria de educação de Boa Vista da Aparecida está realizando uma capacitação para os motoristas do transporte escolar. O curso de formação de condutores do transporte é uma parceria da prefeitura com o SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem e do Transporte).

De acordo com o secretário de educação, Professor Nilson Rene Vicente ocurso está atendendo exigências necessárias por motivos da lei com o objetivo de dar mais qualidade ao transporte dos alunos boavistenses. "O objetivo é de dar mais qualidade ao transporte escolar com a parceria das secretarias de educação de Capitão Leônidas Marques, Três Barras do Paraná e Santa Lúcia, o curso terá o total de 50 horas aula", explica Rene.

O instrutor do curso, professor Osni Alves Barbosa do SENAT, explica a importância desta capacitação. "Primeiramente agradeço pelo convite de estar ministrando está palestra em Boa Vista da Aparecida, nós estamos atendendo uma resolução 168 que é do CONTRAM que diz que quem for trabalhar com o transporte coletivo de passageiros de transporte de alunos, com transporte de carga perigosa, com o transporte emergência ou cargas indivisíveis. Tem que necessariamente fazer este curso de no mínimo 50 horas. O SENAT é simplesmente um órgão que é o repasse de treinamento desse pessoal. Então já começamos sexta-feira, dia 13 e vamos até domingo dia 22", afirma Osni.

Ainda segundo o instrutor, a segurança no transporte escolar é um dos principais temas tratados nesta capacitação. "Este treinamento existe para a atualização do que vem acontecendo e o que vai acontecer, no qual vem lá de Brasília pelo código do CONTRAM. Por exemplo: o código de trânsito que foi assinado dia 23 de setembro de 97 já tem 580 emendas e é isso que viemos passar para os motoristas, além disso, eles tem quatro matérias as quais são direção defensiva, primeiros socorros, legislação e relacionamento interpessoal. Todos eles com uma provinha no final do tema, os motoristas tem que ter uma média para passar, caso não alcancem a média deverão refazer a prova", afirma Osni.

A capacitação foi realizada pelo SENAT para os motoristas das secretarias de educação de Boa Vista da Aparecida, Capitão Leônidas Marques, Três Barras do Paraná e Santa Lúcia.