Professores da rede municipal de ensino de Boa Vista da Aparecida participam de formação pedagógica

Categoria: Educação Publicado: Quinta, 25 Maio 2017

A iniciativa tomada pela Secretaria de Educação visa melhorar a qualidade de ensino no município

O mês de maio foi de suma importância para os educadores do município de Boa Vista da Aparecida. Toda a rede de ensino municipal, dos CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) ao Ensino Fundamental, receberam cursos de formação pedagógica.

A Secretaria de Educação do município percebeu as dificuldades dos professores e realizou os encontros para sanar dúvidas, compartilhar conhecimento e realizar planejamento pedagógico.

Os grupos de estudo seguem o cronograma de formações proposto pela Secretaria de Educação, realizado no início do ano. Esses grupos são divididos por anos de ensino, para facilitar o acesso às informações.

A Secretária de Educação Rosilange Daros explica que, durante as reuniões de formação continuada, são discutidos diferentes temas, desde os planejamentos até a forma de avaliação. “Esses estudos de formação têm o objetivo de discutir e melhorar o trabalho com os alunos, através da troca de experiências com os professores e também entre todas as escolas”, afirma Rosilange.

Já aconteceram várias reuniões ao longo do mês. Professores dos 3º, 4º e 5º anos, da Educação Infantil, de História e Geografia e dos CMEIs já participaram dos grupos de estudo, bem como os supervisores das escolas.

Rosilange ainda fala da importância de realizar esse trabalho com a divisão dos grupos. “Trabalhar com esses grupos menores proporciona um melhor aprendizado, a maior concentração e também participação é por parte de todos, onde as dúvidas são discutidas, onde há trocas de experiências e atividades e, com isso, esperamos conseguir melhorar a qualidade do trabalho na sala de aula, além de tirar as dúvidas existentes entre os participantes”, afirma Rosilange.

Rosilene Martins Villeti, diretora do CMEI Menino Jesus, conta que o encontro pedagógico era um anseio que os profissionais da Educação Infantil tinham há anos. “Nós não tínhamos essa troca de ideias, nós não tínhamos esse momento de informação. Nós buscávamos uns com os outros essa informação, então, para nós, está sendo muito bom, uma experiência que nós tínhamos anseio como Educação Infantil, de ter esse apoio com as meninas da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), para que a gente faça um estudo legal da Educação Infantil, para que não seja deixado de lado”, afirma Rosilene.

Rosilene ainda comenta sobre as dificuldades encontradas pelos professores que estão começando carreira há pouco, e que os encontros de formação pedagógica auxiliam nesse momento. “Eu sei que é muito difícil quando a gente tá começando, que não tem muito apoio, então é muito legal essa iniciativa da SEMED, porque nós trocamos experiência. No dia-a-dia, na sala de aula, a gente não consegue estar trocando essas informações. Nós sabemos e vemos que esses professores que estão iniciando agora precisam dessa ajuda. É uma coisa que eu acredito que vai ser muito boa para a Educação Infantil”, afirma Rosilene.

A diretora do CMEI Menino Jesus comemora a troca de experiências entre os profissionais. “Com um momento pequeno como esse que tivemos nós já vimos como é importante. Eu espero que a gente possa continuar porque vai ser muito bom”, complementa Rosilene.

Maria de Fatima Teixeira, professora no CMEI Hermínia Morais Weiss, fala que o principal objetivo da formação pedagógica é a troca de ideias. “É no coletivo que uma instituição consegue colocar a organização e, nesse coletivo, nada melhor do que uma reunião como essa, com troca de ideias, de experiência, de informação, é muito importante”, afirma Maria.

Maria fala que essa é a primeira vez que uma capacitação dessa forma acontece no município para os professores dos CMEIs. “Para nós aqui é a primeira vez, para nós é novo, mas até o exato momento está sendo muito importante essa troca de conhecimento com as colegas de trabalho, com as diretoras, está sendo muito bom. Espero uma qualificação no planejamento pedagógico. Eu acho muito importante isso aí e a gente vai aprimorando, cada dia melhor, porque o nosso intuito aqui na instituição é esse”, finaliza Maria.