Programa Família Acolhedora é implantado em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Educação Publicado: Quinta, 01 Novembro 2018 Escrito por Adriana - SoftSul

O objetivo agora é cadastrar famílias para depois prepara-las para que possam receber crianças com problemas familiares

O município de Boa Vista da Aparecida implantou, na última terça-feira, 30, o programa de acolhimento familiar na modalidade Família Acolhedora. Por meio dele, crianças e adolescentes que estejam afastados de seu seio familiar são acolhidos provisoriamente em famílias da própria comunidade, de modo que não sejam rompidos seus vínculos familiares e sociais. A intenção é evitar o internato em instituição de abrigamento.

Com o Família Acolhedora, o município assume o compromisso de selecionar e preparar as famílias que se dispuserem a integrar o programa, bem como de acompanhar, por meio de seu corpo técnico, cada caso de acolhimento. Também é responsabilidade da gestão promover e acompanhar visitas entre a criança e a família de origem, com vistas à reintegração.

A Secretária de Assistência Social de Boa Vista da Aparecida, Ivones Bonatto, comentou sobre a importância deste programa, Ivones fez o convite para as famílias que queiram participar deste programa e por algum motivo não conseguiram ir até a reunião, que procurem a Secretaria de Assistência Social. “Procure-nos para saber mais sobre este programa que é de extrema importância, estamos à disposição para esclarecer qualquer duvida, e todas as famílias, que vieram aqui hoje ou que irào participar futuramente irão receber uma capacitação”, afirmou Ivones.

Participaram desta primeira reunião cerca de 8 famílias, durante a explicação do programa a psicóloga da Secretaria de Assistência Social, Leila Mara Kubiaki salientou o motivo da implantação do Família Acolhedora no município. Leila comentou que a partir do dia 31 de dezembro, será encerrado o contrato com a Casa Abrigo de Capitão Leônidas. “Devido a Lei Federal que prioriza o acolhimento de crianças em Famílias Acolhedoras, devido a isso o nosso município em conjunto com outros da região, estarão encerrando o contrato com a Casa Abrigo no próximo dia 31 de dezembro”, afirmou à psicóloga.

Roberson Rodrigues Fonseca participou da reunião com sua esposa, segundo ele todos tem que procurar o bem para o próximo e para a sociedade. “Enquanto nós estamos aqui na sociedade, aqui neste mundo, nós temos que procurar a fazer o bem para o próximo, não importa quem, este tem que ser o desejo das pessoas que queiram o bem da sociedade, que queiram forma cidadãos para o futuro, para deixar um legado para os nossos futuros filhos e netos, temos que ser exemplo para nossas crianças e mostrar que queremos uma sociedade melhor”, disse Roberson que trabalha em um posto de combustível no município.

Autoridades como o presidente da Câmara de Vereadores, Valério Fernandes, vereador Adair Gomes, Secretários e Diretores Municipais juntamente com o Prefeito Leonir dos Santos participaram da reunião, Leonir comentou que é um passo muito importante para a sociedade e também para a economia do município. “Estou muito feliz, é um passo muito importante que a Secretaria de Assistência Social esta realizando, e para a nossa gestão, vai ser uma economia muito grande, pois é um absurdo o município repassar R$ 8.000,00 por mês para a Casa Lar e muitas vezes cuidar de apenas uma criança aqui do município, agora poderemos economizar este valor para investir em outros setores”, afirmou Leonir.

Para as famílias que queiram fazer parte e saber mais sobre O Programa Família Acolhedora, devem procurar a Secretaria de Assistência Social. As famílias acolhedoras não se comprometem a assumir a criança como filho. São, na verdade, parceiras do sistema de atendimento e auxiliam na preparação para o retorno à família biológica ou para a adoção. O período de acolhimento é de seis meses, durante os quais a família recebe uma ¬ajuda de custo de um salário mínimo por mês. Cada família abriga um jovem por vez, exceto quando se tratar de irmãos.