Secretaria de Educação de Boa Vista da Aparecida esclarece novo parecer de matrícula de crianças com 5 anos

Categoria: Educação Publicado: Terça, 07 Novembro 2017 Escrito por Camila Zub - SoftSul

A Lei agora permite que o aluno com cinco anos frequente o 1º ano, o que pode ser prejudicial devido à imaturidade da criança.

A Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista da Aparecida realizou, na última quarta-feira (01), uma reunião para esclarecimentos sobre o parecer do CEE/CP nº 10/17, aprovado em 21 de setembro de 2017, referente a matricula dos alunos no primeiro ano do Ensino Fundamental.

A decisão judicial diz que o corte etário continua em vigor, porém, há a possibilidade dos pais que desejarem matricular seus filhos de 05 e 06 anos no 1º ano do ensino fundamental, por exemplo, a criança que tiver entre 5 anos e um dia, e seis anos, ou que complete seis anos durante o ano letivo, pode ser matriculada no 1º ano do Ensino Fundamental, se assim os pais desejarem.

A reunião foi importante, pois tanto a Secretária de Educação Rosilange Daros como professores, orientaram os pais ou responsáveis pelos alunos, dos possíveis prejuízos que as crianças venham a ter devido a maturidade, afinal, com 5 anos é muito cedo para uma criança ter que aprender a ler e a escrever.

A Secretária de Educação Rosilange Daros explicou que, se for da vontade dos pais, a escola estará preparada para receber esses alunos, mas não aconselha devido a imaturidade dos mesmos, e que em anos passados já houve essa decisão e, por experiência própria, não foi uma boa experiência.

Os professores que estiveram presentes na reunião também se manifestaram favoráveis ao corte etário, pois as crianças com 6 anos completos têm mais condições de aprender.

O Prefeito Municipal Leonir dos Santos esteve presente e se manifestou favorável e disse que não há necessidade de antecipar as coisas, e que é preciso deixar as crianças serem crianças. Porém a vontade dos pais será respeitada.