Secretaria de Educação de Boa Vista da Aparecida oferece curso para merendeiras

Categoria: Educação Publicado: Quinta, 11 Maio 2017

A capacitação foi em parceria com a EMATER, com intuito de reaproveitar alimentos que vêm dos agricultores

Muitas cores, cheiros e sabores... assim foi a tarde da ultima terça-feira (9), para as cozinheiras do setor da Educação de Boa Vista da Aparecida, que participaram de um curso de alimentos ministrado pela Jussara Walkowicz, representante da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) de Cascavel.

A cozinha do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) ficou cheia, e na bancada havia alimentos de todos os tipos, da mandioca ao cacau em pó. Jussara explica que as cozinheiras aprenderam a fazer omelete assado, torta de mandioca, pães, cucas, tapioca cremosa, beijinho de mandioca, brigadeiro de batata doce, cocada de cenoura e cocada de mandioca. Ela ainda comentou sobre os alimentos que foram utilizados. “Aqui estamos fazendo os pães diferenciados, e ensinando como você aproveitar melhor tudo aquilo que é comprado pelo programa da alimentação escolar aqui do município. O pessoal traz mandioca, batata doce e cenoura, então estou ensinando formas diferentes de aproveitar o alimento e de fazer pratos diferentes para as crianças”, conta Jussara.

O curso tem o objetivo de mostrar para as merendeiras a importância de aproveitar os alimentos vindos da agricultura local, e que com poucos ingredientes se faz uma receita rápida, prática e deliciosa, proporcionando assim, uma melhor qualidade nas refeições dos alunos. A prática é apenas uma das iniciativas que o setor de Educação vem oferecendo para melhorar as condições de trabalho nas escolas, o que contribui para o aprendizado das crianças.

Noeli Silvestro é cozinheira e conta que está gostando muito do curso. “Maravilhoso. Nossa, estou aprendendo tanta coisa! Está excelente. Isso é de uma importância imensa, tanta coisa boa que a gente aprende para passar para as crianças depois, ver eles bem. Estamos aprendendo a fazer cada pão gostoso, com batata, com mandioca, com cenoura, com beterraba. Muito bom mesmo”, afirma Noeli.

Dayane Maccari Maciel, nutricionista, acompanhou toda a capacitação, ressaltando, para as participantes, a importância de usar alimentos orgânicos e naturais. “Por exemplo, quando tem sobra de mandioca, elas podem fazer o doce que aprendem aqui e dar para as crianças, porque tem muito mais nutrientes e fica muito mais saudável. Elas estão fazendo brigadeiro de batata doce e chico balanceado de mandioca, que vai ser uma ótima opção para as crianças e muito saudável, pois é enriquecido com os nutrientes que os alimentos contém”, explica Dayane.

A Secretária de Educação Rosilange Daros esteve presente e acompanhou a produção das receitas.

Muito animado, o grupo de cozinheiras ansiava pelo momento da prova dos alimentos, que, ao final, além de bonitos, estavam nutritivos e gostosos.


Áudio da matéria


 

 

Acessos: 1229

Comentários - Facebook

Governo Municipal