Governo de Boa Vista da Aparecida realiza Reunião Pública sobre regularização fundiária

Categoria: Notícias Publicado: Sexta, 12 Maio 2023 Escrito por Rafaela - SoftSul

O evento foi realizado nesta quinta-feira, 11, na Escola Municipal Boa Vista e contou com a participação de moradores do Loteamento Batatinha, Trevo e Fundo Quente.

Nesta quinta-feira, 11, o Governo Municipal de Boa Vista da Aparecida, promoveu uma reunião pública com moradores dos Loteamentos Batatinha, Trevo e Fundo Quente, objetivo foi a orientação sobre questões da Regularização Fundiária Urbana de Interesse Específico (Reurb). O encontro reuniu aproximadamente 70 moradores e contou com a presença do Prefeito Leonir dos Santos, secretária de planejamento Ivones Bonato, secretário de administração Renato Chernhak procuradora jurídica do município Dra Rosenilda Osório, Diretor de Habitação Vanderlei Brandão e membros da administração municipal.

A Reurb busca promover a titularidade legal de imóveis e lotes, garantindo direito à propriedade do ocupante. No encontro, foram sanadas diversas dúvidas a respeito da legislação, como, por exemplo, o processo de planejamento de projetos para a regularização e documentações. Além disso, ficou acordado que na próxima semana, os moradores destas localidades irão ter um atendimento individualizado para orientações técnicas e jurídicas.

Segundo o morador Cristóvão da Silva Santos, que reside há mais 10 anos na localidade do Trevo, esse programa vem de interesse dos moradores e é um fato extremamente importante para todos. “Muito especial para nós que moramos aqui nessa região, é um sonho que está sendo realizado, termos a escritura do nosso terreno, ficamos gratos com essa atitude do Prefeito Leonir e do pessoal que veio hoje aqui esclarecer e nos orientar”, disse Cristóvão.

O Morador Jorge Carneiro Sampaio, que reside há muitos anos no Loteamento Batatinha, comentou sobre a importância da reunião, segundo ele um problema antigo e que agora poderá ser resolvido. “Gostei da reunião, senti muita seriedade, e isso irá nos trazer mais dignidade, não só para mim, como também para todos os moradores aqui da região, pois é um problema antigo e que agora poderá ser resolvido”, disse o morador.

O prefeito Leonir dos Santos, pontuou sobre a importância do diálogo entre moradores e a Prefeitura. “A reunião foi muito produtiva pois havia muitas dúvidas ainda. Vimos o brilho no olhar das pessoas e da vontade de regularizar as suas propriedades. A Prefeitura está disponibilizando e buscando ajudar os moradores, pois são problemas antigos e temos que acelerar o processo de regularização”, explica.

Leonir, ainda comentou sobre a situação dos terrenos e propriedades que estão próximos a PR 484, os quais, na situação atual, não conseguem a regularização, pois estão dentro da área de limite da rodovia. Segundo Leonir o governo municipal já oficializou o DER que tem interesse em assumir a rodovia, para que os moradores possam fazer a regularização de suas propriedades. “Já oficializamos o DER, e iremos assumir a responsabilidade da PR484, para que essas propriedades que estão a margem da rodovia possam ser regularizadas e que em breve os moradores poderão dizer “EU SOU DONO DO MEU PEDAÇO DE CHÃO” ”, finalizou Leonir.