O evento tem como objetivo, aproximar a sociedade para discutir políticas públicas relacionado ao direito humano à uma alimentação saudável.
O Município de Boa Vista da Aparecida realizou na última quarta-feira (21), a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento foi organizado pela Prefeitura de Boa Vista da Aparecida por meio da Secretaria Municipal de Educação.
O objetivo da conferência era aproximar a sociedade civil e os gestores públicos para discutir políticas públicas relacionado ao direito humano à uma alimentação saudável. O evento contou com a participação do Presidente do CONSEA Municipal (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional) Deni Policarpo, autoridades do município, produtores da agricultura familiar e demais membros da comunidade civil organizada.
A conferência contou com palestra proferida pela técnica do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) Marina Ransolin Rodrigues que aprofundou a discussão sobre o assunto. Após a palestra, os participantes reuniram-se em grupos de trabalho para sistematizar propostas em torno dos três eixos temáticos, as quais serão levadas à Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Foram apresentadas recomendações para a formulação e ajustes das políticas voltadas para o tema, como o acesso a alimentos de qualidade, melhoria do abastecimento, sustentabilidade, futuro da agricultura familiar, entre outros. Ao final do evento foram eleitos quatro delegados que vão participar da Conferência Regional, dois deles do setor governamental e dois não governamental.
O Presidente do CONSEA Municipal (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional) Deni Policarpo comentou sobre o direito à alimentação de todos, segundo ele é uma ação importante. ”Discutimos hoje sobre a segurança alimentar das crianças e de toda a população, que é uma garantia de todos, falamos sobre o futuro da segurança alimentar, garantindo assim o sustento da cadeia alimentar desde a produção até o consumo final que são as crianças do nosso município”, disse Deni Policarpo
A Professora Flavia Anastácio de Paula, é coordenadora do (CORESAN) Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional), segundo ela a conferência é realizada em todos os municípios, com o objetivo de demonstrar como está sendo aplicado os recursos na segurança alimentar a nível municipal. “Estamos abordando assuntos sobre o ciclo de conferências que estão sendo realizadas em todos os municípios do paraná, onde a conferência de segurança alimentar é primordial e envolve todos os âmbitos do sistema, meio ambiente, educacional, assistência social, saúde. Então é um momento privilegiado pois os grupos possam ver a necessidade de se fazer políticas públicas com relação a realizar e conferir como está sendo aplicado os recursos na segurança alimentar a nível municipal, regional, estadual e nacional, que é dessas conferências municipais que se chega através dos estudos dos eixos propostos para o conselho “, disse Flavia de Paula