IV Conferência Municipal dos direitos do Idoso foi realizada em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Notícias Publicado: Terça, 11 Junho 2019 Escrito por Aline - SoftSul

O evento contou com palestras e foram eleitos os delegados que irão representar o município na conferencia estadual

A IV Conferência Municipal do Idoso foi realizada nesta segunda-feira (10), no Clube do Vovô. O tema proposto foi “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI) e teve por objetivos propiciar a reflexão, discussão e avaliação das ações dirigidas às pessoas idosas e dos espaços de participação, bem como a forma como está sendo realizada a gestão da Política de Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa no Município.

O evento teve início as 13h30, com o credenciamento dos participantes, logo após foi realizada palestra com a psicóloga e professora universitária Tanara Vaucher. Na sequência, ocorreram discussões em grupos e deliberações das propostas.

A Conferência foi dividida em quatro eixos temáticos:

Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas - Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer;

Educação: assegurando direitos e emancipação humana;

Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa;

Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

O objetivo da conferencia é refletir, discutir e avaliar as ações dirigidas as pessoas idosas, a secretária de assistência social e primeira dama Zane Mieczikowski destaca o apoio que o governo municipal vem realizando através da pasta em que ela é a responsável. “Através da Secretaria de Assistência Social, o município vem a cada dia apoiando mais e mais as atividades da melhor idade, nós temos o programa CUIDAR, em que hoje, é oferecido neste projeto, oficinas, as quais não eram realizadas, atividades de acompanhamento, pelo departamento de saúde, as terças-feiras, é oferecido jogos e diversões, uma tarde de interação e as quintas-feiras, junto com Associação dos idosos, é realizado à tarde dançante, além de outras ações são realizadas periodicamente,” disse a primeira dama.

A palestrante Tanara Vaucher, ressaltou a importância da conferencia municipal pela garantia dos direitos da pessoa idosa. “É muito importante que existam ações assim, porque nós vivemos um momento em que a terceira idade, ela tá ela tá diferente, esta mais conectada, as questões da atualidade, nutrição, social, político, enfim,  esses encontros são importantíssimos para que eles possam se encontrar, o idoso convivendo com idoso, e com acesso às informações deste tempo, que é deles e os municípios promoverem estas ações e com profissionais prontos a atender as necessidades desta fase, é de extrema importância”, disse a psicóloga.

As propostas aprovadas no encontro municipal serão levadas para a Conferência Estadual do Idoso, que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de agosto em Curitiba. Foram eleitos delegados na conferência municipal sendo um titular e um suplente, que representarão Boa Vista da Aparecida no evento estadual.