ACARB começa os trabalhos em Boa Vista da Aparecida

A Associação de Catadores de Recicláveis de Boa Vista da Aparecida conta atualmente com 9 integrantes e tem todo o apoio da Administração Municipal e Itaipu Binacional 

Nesta ultima semana, a Associação de Catadores de Recicláveis de Boa Vista da Aparecida (ACARB) deu início as atividades, a princípio em um Barracão alugado, localizado no Parque Industrial. Em conjunto com a Itaipu Binacional, o Governo Municipal de Boa Vista da Aparecida esta realizando a terraplanagem, para que, na sequencia seja construído um barracão com mais de 450m², onde irá abrigar a ACARB, neste futuro local, os associados irão contar com toda a infraestrutura necessária, inclusive com cozinha e refeitório. 

Jerferson Dalla Costa, técnico ambiental conveniado com a Itaipu Binacional, pede a colaboração da população, para que separem o lixo orgânico do reciclável. “Atualmente está vindo muito material incorreto, muita mistura, muito material orgânico junto, o lixão não existe mais foi interditado, então todo material do município vai ser separado e o rejeito vai ser mandado embora para outros lugares, a gente pede a população que separe mais adequadamente esse material, as caixinhas de leite, passar uma água, evitar de colocar material como fralda, papel higiênico, junto com material reciclado, lâmpadas, produtos que sejam químicos e tóxicos, a gente pede então para o pessoal não mandar junto com material reciclado, mandar somente o que são reciclados, que seria caixinha de leite, papel, plástico, lata, copo, vidro pode mandar a gente vai ter um lugar para separação”, disse Jeferson. 

Rafaela Ganzala, engenheira ambiental da Prefeitura de Boa Vista da Aparecida, alertou para que a população fique atenta ao cronograma da coleta seletiva de lixo, Rafaela ainda comentou que o município possui bolsas, as quais serão disponibilizadas para a população. “A gente ira disponibilizar bolsas de ráfia, para estar armazenando corretamente esse material, quem precisar pode passar lá na Secretaria pegar esse material ou peça para algum agente de endemias, um A.C.S, peça para eles levam para vocês nas residências”, destacou Rafaela. 

No próximo ano, o Governo Municipal de Boa Vista da Aparecida irá realizar uma grande campanha nas escolas e comunidades, destacando a importância na separação do lixo orgânico do reciclável. Todo o projeto conta com o apoio da Itaipu Binacional como comenta Rafaela. “A Itaipu está auxiliando nosso município em tudo o que é necessário, já começamos a construção do Barracão, onde vai ser a sede da associação, com todos os equipamentos que forem necessários e com isso, diminuir o material que vai par o aterro sanitário, evitando gastos para o município e fortalecendo economicamente o comercio local, com a geração de renda para estes associados”, afirmou Rafaela. 

Áudio da matéria


Desenvolvido e hospedado por: SoftSul Software & Network - (41) 93618-0695