Campanha do Meio Ambiente arrecada 1500 kg de lixo eletrônico no primeiro momento

Categoria: Meio Ambiente Publicado: Quinta, 22 Junho 2017

Além desses, outro caminhão com a mesma quantidade de material está aguardando recebimento da empresa autorizada

Boa Vista da Aparecida realizou, no início do mês de junho, uma campanha de recolhimento de material eletrônico para fazer o descarte correto, em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente.

A campanha, organizada pelo Departamento de Meio Ambiente através da engenheira ambiental Rafaela Ganzala, não foi uma atividade exclusiva. Ela fala que a arrecadação do lixo eletrônico no município vai continuar em outras campanhas que irão ocorrer ao longo do tempo.

O primeiro caminhão lotado com o lixo eletrônico foi destinado a empresa Nova Cascavel Reciclagem, em Cascavel, resultando o total de 1.500kg de material. Essa empresa é legalizada e possui licença ambiental para fazer a destinação correta desse material. Além disso, mais um caminhão, também lotado de eletrônicos, será encaminhado, ainda esta semana, para uma empresa autorizada de Corbélia.

O município recebe um certificado de destinação correta de lixo eletrônico para fins de documentação ambiental, que é emitido 5 dias após a entrega do material na empresa.

Rafaela fala sobre o que acontece com o lixo eletrônico depois de entregue a essas empresas. “É importante o município auxiliar as pessoas, as empresas, a darem esse destino correto para não ocasionar tanta poluição ambiental e também restitui esse material de novo na cadeia produtiva, ocasionando a diminuição da utilização de recursos naturais e beneficiando também a economia brasileira”, afirma Rafaela.

O resultado da campanha foi positivo e esta tem previsão de continuar acontecendo. O lixo eletrônico (computadores, telefones, celulares, pilhas, baterias, impressoras, televisores, etc) não pode ser descartado no lixo comum nem no lixo reciclável, pois contamina o meio ambiente. A destinação desses materiais só pode ocorrer em campanhas como essa, que são especializadas e já possuem parceria com empresas que fazem a destinação correta.

Rafaela Ganzala explica porque o município deve realizar atividades como esta. “É importante porque o município precisa atender as exigências da política nacional de resíduos sólidos, da Lei 12.305/2010, que institui a logística reversa, por exemplo, com relação ao resíduo eletrônico, então a gente tem que dar a destinação correta”, afirma Rafaela.

No mês de junho é comum atividades ambientais ocorrerem devido à data comemorativa, e além do recolhimento do lixo eletrônico, uma mina d’água será revitalizada e árvores serão plantadas na Escola Municipal Padre Jandir Zanchettin. Estas últimas atividades foram adiadas devido ao grande período de chuvas que o município enfrentou, mas já tem novas datas marcadas para a semana que vem.

Acessos: 2044