Dia da árvore é comemorado com plantio de mudas em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Meio Ambiente Publicado: Segunda, 25 Setembro 2017 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

Uma parceria entre Agricultura e Educação uniu o útil ao agradável na conscientização do meio ambiente

Na última quinta-feira (21), Dia da Árvore, foi realizado o plantio de cerca de 6 espécies de árvores em uma propriedade rural de Boa Vista da Aparecida. Os alunos da Escola Municipal José do Patrocínio participaram da ação.

Segundo Jefferson Rigatti, técnico agropecuário, a família do agricultor Sandro Jocken, morador da comunidade Linha Esperança, recebeu o recurso do Programa Família Paranaense (Renda Produtor), através das secretarias de Assistência Social, Agricultura e Meio Ambiente e Instituto Emater, e utilizou o recurso para a proteção e revitalização de uma nascente.

No dia 25 de agosto a nascente foi recuperada, e no dia 21 de setembro foi realizada a proteção da mesma, com o plantio de 50 mudas de árvores de várias espécies, entre elas: Ipê Roxo, Pau Brasil, Canela, Uvaia, Angico e Cereja, adquiridas no canteiro municipal. As árvores foram plantadas pelos alunos da Escola Municipal José do Patrocínio, da linha São Sebastião, em uma parceria com a Secretaria de Educação.

Rafaela Ganzala, engenheira ambiental, explica que o Dia da Árvore coincide com o início da primavera, e tem como objetivo principal a conscientização da preservação das árvores. “Todos os alunos puderam plantar, no entorno da nascente, espécies nativas, como por exemplo, o Ipê Roxo, a Canela, o Pau Brasil, dentre outras. É muito importante ações como essas, com a participação de crianças, pois elas verificam na prática a importância da preservação ambiental e seus benefícios, pois as árvores aumentam a umidade do ar, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies de animais, além de ajudar, no caso das nascentes, a melhorar a quantidade e qualidade da água”, explica Rafaela.

O produtor rural beneficiado com a ação, Sandro Jocken, acompanhou a recuperação da nascente e a proteção da mesma, realizada pelos alunos, através do plantio das árvores. “É importante porque as crianças vão aprender qual é o significado de plantar uma árvore, para a preservação da água, pra ajudar a voltar água nas nascentes. Essa nascente vai ser o que vai manter a água para a minha casa, para o meu sustento, e se ela for suficiente, para os animais também”, afirma Sandro.
As crianças comemoraram o ato. Para a maioria delas, foi a primeira vez que plantaram uma árvore, como conta a aluna do 4º ano, Paola Rodrigues. “Essa é a primeira vez que eu planto. Aprendi que a gente tem que cuidar bem da natureza e nunca poluir, e proteger as nascentes, os rios e tudo mais”, conta Paola.

Os professores de cada turma acompanharam a ação e colaboraram no plantio das árvores. O vereador Adair Gomes, que é professor do 3º ano da Escola José do Patrocínio, comemora a parceria entre o setor de agricultura e educação. “É bacana mesmo a iniciativa de vocês da prefeitura, em parceria com as escolas. Nossos alunos mesmo são filhos de agricultores, para eles isso é uma novidade, plantar a primeira árvore da vida deles, numa propriedade onde a gente vê que a família é bem empenhada e esse projeto vai beneficiar eles no futuro. Conversando com o proprietário, ele me disse que tem que bombear água para a casa dele, e com esse plantio de árvores feito pelos alunos, nessa parceria, no futuro ele não vai precisar bombear água, ela vai descer direto para a casa dele. Então estão de parabéns, os alunos gostaram muito. Que todo ano as escolas façam uma ação dessas, nessa parceria, porque quem tem a ganhar é o nosso município”, afirma Adair.

A engenheira ambiental Rafaela Ganzala ainda afirma sobre a importância de atitudes como essa para o planeta. “Ações como essas, neste dia, devem ser vistas como um dia de reflexão sobre nossas atitudes, em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais que um ato simbólico de plantar uma árvore, deve ser encarado como um momento de mudança, de postura, e de conscientização, de que nossos atos afetam as gerações futuras”, finaliza Rafaela.