Encerramento do Programa Ecocidadão Paraná foi realizado em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Meio Ambiente Publicado: Segunda, 29 Outubro 2018 Escrito por Adriana - SoftSul

O projeto tem como objetivo criar possibilidades para o empreendedorismo e associativismo entre os catadores

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25, nas dependências da futura sede da Associação dos Catadores de Recicláveis de Boa Vista da Aparecida (ACARB), o encerramento do Projeto Ecocidadão Paraná, desenvolvido pela Provopar em Parceria com a Sanepar.
O Programa Ecocidadão Paraná busca orientar, organizar e apoiar associações e cooperativas de catadores de material reciclável do Estado com o objetivo de reduzir o volume de resíduos recicláveis lançados em áreas de mananciais, fundos de vale, córregos e rios, minimizando o impacto de degradação ambiental.
A atividade organizada dos catadores de material reciclável abre caminho, ainda, para a inclusão social deles e de suas famílias, gerando trabalho e renda, permitindo sustentabilidade econômica e o fomento ao desenvolvimento local. Felipe Silveira, técnico da ACARB, explica a importância deste projeto em Boa Vista da Aparecida. “Através dessa capacitação, os trabalhadores na área de reciclagem percebem a grande importância que eles tem dentro da sociedade, para que os produtos recicláveis, resíduos sólidos recicláveis e comercializáveis, realmente possam chegar ao seu destino e continuar fortalecendo o volume da matéria-prima para as empresas”, explicou Felipe.
O catador é estimulado a participar e intensificar ações de educação ambiental, desde a sensibilização porta a porta, para separação correta dos resíduos sólidos recicláveis, até a destinação final ambientalmente adequada dos mesmos, implicando em menor quantidade de resíduos dispostos a céu aberto.
Rafaela Ganzala, Engenheira Ambiental do município comentou sobre o encerramento do evento. Segundo ela a capacitação é a forma mais fácil de solucionar os problemas que os catadores possam encontrar no dia-a-dia. “A capacitação é uma parceria com o Provopar através da Sanepar, orientando os catadores, para estarem atuando de forma correta, porque às vezes no dia-a-dia, encontram algumas dificuldades no trabalho coletivo, na separação de material e demais problemas que qualquer trabalho possa ter, então a gente aqui em Boa Vista Aparecida, estamos sendo beneficiados por essa capacitação,” comentou Rafaela.
O Projeto Ecocidadão Paraná atua em 40 municípios paranaenses, abrangendo 47 associações de catadores de material reciclável. Em Boa Vista da Aparecida o projeto teve início no dia 16 de maio

Acessos: 2047