Reunião para implantação da Associação dos Agentes Ambientais em Boa Vista da Aparecida foi realizada

Categoria: Meio Ambiente Publicado: Terça, 09 Maio 2017

A primeira reunião da implantação da Associação dos Agentes Ambientais no município de Boa Vista da Aparecida, ocorreu na última sexta-feira (5), e teve o intuito de convidar as pessoas baixa renda inscritas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e os catadores de recicláveis para participar da Associação.

Na Câmara de Vereadores, durante a reunião, Rafaela Ganzala, Engenheira Ambiental, explicou que a Associação dos Agentes Ambientais é uma instituição que visa legalizar o trabalho dessas pessoas que trabalham informalmente. “Na instituição será trabalhado com a coleta do material reciclado e a venda desses materiais, que é o que vai gerar a renda das pessoas que participarem da Associação de Agentes Ambientais do município”, explica Rafaela.

Em parceria com a Prefeitura Municipal, Rafaela conta que o município de Boa Vista da Aparecida, através do prefeito Leonir dos Santos, se dispôs a colaborar para a formalização da Associação. “Não é um órgão do município (a Associação), é uma colaboração espontânea que a prefeitura visa estar beneficiando as pessoas que têm interesse de formalizar o seu trabalho”, explica Rafaela.

A ajuda por parte da Prefeitura será através de uma lei, na parte da estruturação, onde esta sendo estudada, a possibilidade de viabilizar o aluguel de um barracão, ou ainda, em comodato caso o município possua algum. Além disso, o município se dispõe, inicialmente, a ajudar com os custos iniciais de água e luz, e também assessorar a Associação na parte de assistência social e com a Secretaria de Agricultura.

Após a fala da Engenheira Ambiental, Rafaela Ganzala, a responsável pelo desenvolvimento do Balcão de Empregos de Boa Vista da Aparecida, Jéssica Picheck, explicou como é o funcionamento do mesmo. “A apresentação vai identificar para o pessoal que tem o Balcão de Empregos na prefeitura, e eles podem estar nos procurando para tentar conseguir uma vaga de emprego”, afirma Jéssica.

O Dr. Professor Edson Marques Oliveira, coordenador do Programa Casulo – Unioeste Campus Toledo – também compareceu ao local e palestrou sobre o curso de extensão “Estratégia de trabalho e geração de renda em tempo de crise”, realizado pelo programa Casulo.