Unidade de Valorização de Recicláveis é entregue em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Meio Ambiente Publicado: Quinta, 25 Junho 2020 Escrito por Comunicação - PM Boa Vista da Aparecida-PR

Em parceria com a Itaipu Binacional, a obra custou mais de R$ 1 milhão e proporciona mais eficiência e qualidade no trabalho dos catadores

Mais uma conquista para os boavistenses: na tarde desta quinta-feira, 25, foi entregue aos catadores de recicláveis a UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis), além da criação oficial da ACARB (Associação de Catadores de Recicláveis de Boa Vista da Aparecida). A obra, que foi conquistada em uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Boa Vista da Aparecida e a Itaipu Binacional, recebeu investimento que ultrapassou a marca de R$ 1 milhão.

Com cerca de 450m² de construção, a UVR conta com estrutura que comporta um barracão de recicláveis, escritório administrativo, vestiários, refeitório, banheiros e amplo espaço externo para instalação de baias para comportar os materiais recicláveis como vidro, metal, plástico, entre outros. Além disso, a UVR ainda conta com todos os equipamentos necessários para o trabalho dos dez associados da ACARB: esteira, prensa, elevador de fardo, etc.

Segundo o gestor ambiental e técnico da UVR, Jefeson Dalla Costa, com a conquista será possível aumentar a produção dos dez associados da ACARB. “No ano passado o pessoal conseguiu separar 225 toneladas de material reciclado, e a projeção deste ano é ultrapassar as 300 toneladas”. A conquista da UVR própria acarreta inúmeros benefícios às famílias dos catadores, que podem trabalhar com ainda mais eficiência e qualidade. Rodrigo Leite, catador de reciclável e associado à ACARB, diz que os benefícios do novo barracão são muitos. “Antes era mais complicado, não tínhamos maquinário, o que fazia com que o trabalho demorasse mais e fosse mais cansativo. Aqui, o maquinário auxilia em tudo, nós temos apenas o trabalho de separar e prensar o reciclado, diminui umas duas tarefas diárias e agiliza todo o trabalho. Fora os outros benefícios que conseguimos como o refeitório, o escritório, os vestiários, os banheiros... Vai facilitar bastante nosso trabalho”.

Antes da entrega da nova UVR, o trabalho de separação do material reciclado era realizado em um barracão alugado pela prefeitura, com as despesas mantidas pela mesma, mas sem a estrutura básica necessária.

Como é realizado o trabalho dos associados?

Os catadores de recicláveis associados à ACARB recebem todo o material da coleta seletiva do município, ou seja, os produtos que podem ser reciclados e que são separados pelas pessoas em suas casas, que podem ser papéis, plásticos, metais, vidros, entre outros.

Quando o material chega à UVR, os associados realizam a separação do mesmo, o enfardamento e, posteriormente, a venda. O lucro da venda é dividido de forma igual entre os associados, que não recebem salário, apenas faturam aquilo que produzem de material reciclado. Sendo assim, quanto mais material recebem, maior será o lucro dos profissionais, que poderão, inclusive, contratar outros catadores.

Presenças no ato de entrega da obra:

Prefeito Leonir dos Santos, vereadores, secretários, diretores e autoridades do município de Boa Vista da Aparecida, além da técnica ambiental do PTI (Parque Tecnológico da Itaipu), Valquíria Castro, da gestora de convênio da Itaipu, Angela Pinalba, do secretário de agricultura e meio ambiente de Três Barras do Paraná, Osni Mocelin, da técnica ambiental de Três Barras do Paraná, Alice Zanqueta, do secretário de serviços urbanos de Três Barras do Paraná, Altair Zancanaro, do engenheiro ambiental de Santa Lúcia, Adriano Paião, e da técnica agropecuária de Santa Lúcia, Estela Milena.