Boa Vista da Aparecida é contemplada com 20 casas para atender famílias em vulnerabilidade social

Categoria: Planejamento Publicado: Terça, 05 Dezembro 2017 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

O Anuncio foi feito ontem em Curitiba, outros 15 municípios da região oeste também receberam o investimento.

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e a Itaipu Binacional vai possibilitar a construção de 320 casas em 16 municípios do Oeste do Paraná. Nesta segunda-feira (04), prefeitos e representantes destas cidades assinaram na Secretaria da Família o convênio para construção das moradias destinadas a pessoas em vulnerabilidade social.

Esta é a primeira parceria firmada entre a Itaipu e a Secretaria da Família. “É uma união de esforços, que já somos acostumados a fazer, e que recebe agora a Itaipu. Além das casas, a empresa desenvolverá com o Estado um projeto para recicladores que auxiliará famílias a se emanciparem”, disse a secretária da pasta, Fernanda Richa.

Serão 20 casas por município, com investimento previsto de R$ 60 milhões, com contrapartida das prefeituras. Os municípios foram elencados pelo índice de desenvolvimento das famílias (IVF), desenvolvido pela Secretaria da Família, que analisa outros fatores além da renda familiar e do índice de desenvolvimento humano (IDH), como condições de habitação.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Vianna, explicou que com o IVF a empresa pôde dimensionar as ações para atender as pessoas que mais precisam. “A secretaria tem os dados e elementos para classificar os municípios. Sem esta parceria esse projeto não seria possível”, afirmou Vianna.

RECICLADORES – Outras ações vão envolver 54 municípios da área de influência da Itaipu e atender as dimensões ambiental, social e econômica. Vianna ressaltou que a responsabilidade socioambiental é um compromisso do planejamento estratégico da Itaipu e inclui ações aos públicos interno e externo.
A novidade, que será detalhada em breve, diz respeito à reciclagem de resíduos. Será feito um trabalho de sensibilização para a coleta seletiva, além da criação de meios para o processamento e venda dos resíduos. “Esse trabalho vai beneficiar pessoas de baixa renda, em vulnerabilidade social, na área de atuação da Itaipu”, afirmou Fernanda.

O prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir dos Santos, ficou satisfeito com a parceria que vai auxiliar as prefeituras a atender melhor a população. “Hoje o estado em parceria com a Itaipu Binacional, contemplou a nossa cidade com 20 casas, as quais deverão ter o inicio das construções já no inicio do próximo ano, quero agradecer a Fernanda Richa, o Luiz Fernando, pois estas casas vem de interesse do nosso Plano de Governo e conseguir estas casas já no primeiro ano do nosso mandato, nos deixa muito satisfeito,” disse o prefeito.