Curso de transporte escolar e coletivo acontece em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Planejamento Publicado: Segunda, 24 Julho 2017

Alunos de Três Barras do Paraná também compareceram durante a semana de cursos

Dia 21, sexta-feira, teve início os cursos “Transporte de Escolares” e “Transporte de Coletivos” no município de Boa Vista da Aparecida, nas dependências do Colégio Estadual Paulo VI, onde cerca de 23 motoristas participaram, dentre eles, 11 alunos de Três Barras do Paraná estiveram presentes. O curso tem prazo de término no próximo final de semana.

O curso possui 50 horas de duração. Para quem faz essa primeira capacitação, com mais 15 horas faz-se um reaproveitamento de outro curso. Osni Alves Barbosa, ministrante da capacitação do Detran (Departamento de Trânsito) da unidade de Cascavel, explica como isso acontece. “São 50 horas do primeiro treinamento, e o Detran te dá a regalia, vamos dizer assim, de você fazer o complemento de outras matérias com só 15 horas”, explica Osni.

Segundo, Osni o curso é obrigatório, pois, segundo a resolução 168 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), para exercer a função de motorista de transporte coletivo (ônibus) ou transporte escolar dentro do município, é obrigado realizar o treinamento.

Os custos do curso são bancados pelos próprios motoristas, já que eles recebem uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nova, como explica Osni. “Quando você se forma nesse curso, vai receber uma CNH nova escrito o curso que você fez”, conta Osni.

José de Oliveira Borges, pretende trabalhar com ônibus, e para isso fez a capacitação. Ele ainda agradece por terem trazido o curso até Boa Vista da Aparecida. “É uma chance a mais de trabalho que a gente tem, por isso que estamos concluindo o curso. Agradeço o pessoal da prefeitura que trouxe o curso até Boa Vista da Aparecida, pois ficou mais fácil para nós, que não precisamos nos deslocar até Cascavel para fazer, então ficou bem melhor e eu estou me sentindo bem aqui”, fala José.

Orlei Fralosso, motorista de ambulância, veio de Três Barras do Paraná para fazer a capacitação. Ele fala da importância de participar do curso. “É de fundamental importância para o aprendizado, para que possamos nos comunicar melhor com os passageiros e a Lei exige que a gente faça esse curso. Viemos aqui para complementar o conhecimento que a gente tem, aprimorando cada vez mais”, afirma Orlei.