Mais de R$1,5 milhão serão investidos em Boa Vista da Aparecida pela Sanepar

Categoria: Planejamento Publicado: Quarta, 14 Junho 2017

Implantação do sistema de esgoto e melhorias no abastecimento de água foram o assunto do Programa Comunidade Sanepar durante reunião desta terça-feira (13)

A gerente da Sanepar, Rita Ivone Camana, e o prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir dos Santos, anunciaram, na noite de terça-feira (13), durante reunião do programa Comunidade Sanepar na Câmara de Vereadores, que o projeto de implantação do sistema de coleta e de tratamento do esgoto do município já está sendo licitado. Segundo Rita, dentro de pouco tempo, técnicos estarão fazendo levantamentos e medições na cidade. Esta é uma antiga reivindicação dos moradores.

A gerente deu esclarecimentos sobre as metas estabelecidas no Contrato de Programa com o município, como a implantação do sistema de esgoto e respectivos índices de cobertura: até 2020 com 20%, 2021 com 40%, 2022 com 55% e 2023 com um índice de 65% de cobertura com a rede coletora de esgoto. Rita falou ainda do início dos trabalhos de revisão do PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico), elaborado pelo município em 2013. Rita ainda afirmou em reunião que o plano precisa ser revisto a cada quatro anos e a Sanepar irá apoiar a Prefeitura nesse trabalho.

Boa Vista da Aparecida vai ganhar obras e investimentos para ampliação e melhorias do sistema de abastecimento com água tratada. Serão adquiridos materiais para substituir trechos da adutora de água e será implantada uma nova adutora, que vai ligar a estação de tratamento de água ao reservatório. O prefeito Leonir encaminhou à Sanepar o pedido para que seja estendido o sistema de abastecimento aos condomínios localizados na beira do Lago da Usina de Salto Caxias.

Do ano de 2013 até agora a Sanepar já investiu R$551.220,89 no município. A partir de agora, até o ano de 2018, os investimentos somam mais de R$ 1,5 milhão, e serão divididos da seguinte forma:

R$589.952,45 – materiais para melhorias na adutora de água tratada;

R$680.000,00 – serviços para implantação da nova adutora de água tratada que ligará a estação de tratamento até o reservatório;

R$320.000,00 – o projeto de engenharia para implantação do sistema de esgoto sanitário em fase de licitação.

O presidente da Câmara, vereador Valério Fernandes, também defendeu a implantação do sistema de esgoto e disse que é preciso somar esforços para que a cidade não perca a oportunidade e os recursos para as obras de esgoto. Além dele, outros cinco vereadores acompanharam a apresentação da Sanepar. O evento teve também a presença dos secretários municipais, diretores de escolas, empresários e moradores da cidade.

A Sanepar atende hoje, em Boa Vista da Aparecida, 100% do índice de abastecimento de água com rede, sendo 2.409 imóveis e 7.612 pessoas. A extensão da rede de distribuição de água no município é de 47.366 metros.