Projeto calcário beneficia sericicultores de Boa Vista da Aparecida

Categoria: Notícias Publicado: Quarta, 23 Agosto 2023 Escrito por Rafaela - SoftSul

Mais de 220 toneladas de calcário foram distribuídas aos produtores do Bicho-da- seda, convênio entre município e SEAB

A Prefeitura de Boa Vista da Aparecida, através da Secretaria Municipal da Agricultura, tem auxiliado os pequenos produtores do município, como na manutenção de estradas para o escoamento da produção como o apoio aos trabalhos no campo.

A Sericicultura é uma importante atividade produtiva, em Boa Vista da Aparecida, segundo dados do Deral de 2022, foram produzidas 35 toneladas de seda, comprovando que é um bom negócio para agricultura familiar, e possibilidade de diversificação na pequena propriedade, com geração de renda mensal, durante 9 meses ao ano. Portanto é uma atividade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.

A Prefeitura de Boa Vista da Aparecida e Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) firmaram convênio para incentivar o desenvolvimento rural sustentável a partir da melhoria da fertilidade do solo para os sericicultores, nosso município conta com 24 sericicultores cadastrados na Bratac, destes 13 já foram beneficiados com a quantidade necessária de calcário após ter sido realizada análise de solo. A utilização deste insumo para correção da acidez do solo é uma das técnicas mais reconhecidas e recomendadas na agropecuária.

O produtor rural e sericicultor Cesar Viletti, destacou a importância da utilização do calcário no solo e adubação correta para obter uma amora de qualidade. “É muito importante para nós, como produtor, esse calcário vim a custo zero, ajuda muito nossa produção, no ano passado a produção de casulo não foi tão boa”, comentou o produtor.

O calcário provém de rochas sedimentares compostas por carbonato de cálcio e age como um neutralizador de acidez, com grande diferença na produtividade da lavoura, as amoreiras vão absorver melhor os nutrientes do solo e oferecer alimento de melhor qualidade ao bicho-da-seda.