Projeto Coleta Seletiva entrega prêmios à seis escolas municipais de Boa Vista da Aparecida

Categoria: Notícias Publicado: Terça, 14 Fevereiro 2023 Escrito por Rafaela - SoftSul

Foram recolhidas mais de 31 toneladas de material reciclável durante três meses

A Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Boa Vista da Aparecida, realizou na última quarta-feira (08) a entrega dos prêmios referente ao Projeto Coleta Seletiva de materiais recicláveis.

A ação contou com a parceria da Itaipu Binacional que financiou os materiais entregues às seis escolas municipais de Boa Vista da Aparecida que participaram do Projeto “Um passo a caminho da sustentabilidade com a Coleta Seletiva de materiais recicláveis”.

Desenvolvido entre os meses de agosto, setembro e outubro de 2022, foram recolhidas mais de 31 toneladas de material em 5 etapas, confira:

- Escola Boa Vista: 9.023,72kg;

- Escola Duque de Caxias: 3.699,40kg;

- Escola José do Patrocínio: 3.921,90kg;

- Escola Nilton Ronchini: 7.434,90kg;

- Escola Olavo Bilac: 2.083,40kg;

- Escola Padre Jandir Zanchettin: 5.367,70kg;

O projeto tinha como objetivo promover e incentivar os alunos das escolas municipais de Boa Vista da Aparecida a fazer a separação dos resíduos produzidos em suas residências, criando a mudança de hábito no ambiente onde vivem, e alcançou o êxito em sua realização, atingindo plenamente o proposto.

A professora da Escola Boa Vista, Ondina Teixeira Cardoso, comentou sobre o assunto. “Durante o desenvolvimento do projeto de coleta seletiva realizado no ano de 2022, houve um envolvimento muito grande das famílias e dos alunos que todos os dias chegavam na escola com materiais recicláveis. As famílias apareciam na escola trazendo materiais e separando os mesmos, se envolvendo no projeto, participando, também os funcionários da escola se envolveram, participaram. Foi um momento muito bacana de participação de todos onde houve momentos de integração muito grande entre escola e as famílias”, finalizou ela.

O Secretário de Educação, Jucelino Vasco de Almeida, também falou sobre o que gostou de ver no projeto. “O envolvimento de todos os seus servidores foi muito importante para a realização do projeto, era muito bonito ver o entusiasmo e dedicação de todos durante a coleta e no momento da pesagem dos materiais. O projeto contribuiu muito como complementação dos conteúdos principalmente na matéria de ciências onde os alunos puderam aprender que os cuidados com o descarte do lixo pode resultar em melhor qualidade de vida. Agradecemos o envolvimento dos alunos, pais e familiares, professores, equipes gestoras e demais servidores. Sem o apoio de todos, esse projeto não teria o mesmo resultado”, concluiu.

O coordenador do projeto, Jefeson Dalla Costa, complementou com o resultado e com os planos futuros para o projeto. “Esse projeto foi desenvolvido juntamente com a Secretaria de Educação, Itaipu Binacional, o Gestor de Educação Ambiental, as escolas e a comunidade. O objetivo foi alcançado, que era a proposta de implantar um hábito na vivência do aluno, da sociedade, de separação do material. Tivemos êxito quando passamos de 31 toneladas de material coletado, o resultado foi excelente. A sociedade se envolveu, a associação dos catadores também, veio muito material que a gente via que fazia tempo que estava guardado na casa das pessoas. Por outro lado, além da questão ambiental, também temos o controle dos mosquitos que é um problema sério hoje. Por se tratar de um primeiro projeto, tivemos alguns problemas que nos ensinaram a como proceder com o próximo e que pensamos em colocar todos os anos, criar esse hábito na sociedade, de separação dos materiais”.

As ações de educação ambiental, por menor que sejam, sempre deixam boas mensagens. A proposta envolveu alunos, pais, familiares, a comunidade escolar, servidores das escolas e gestores. Agradecemos a todos que de uma forma ou outra participaram e deixamos nossa mensagem “Uma educação baseada em princípios e valores, pode salvar inúmeras vidas”.

Governo Municipal de Boa Vista da Aparecida. Nossa gente, Nosso bem!