Projeto promove educação ambiental em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Notícias Publicado: Sexta, 27 Janeiro 2023 Escrito por Rafaela - SoftSul

Foi realizada a instalação de uma horta comunitária, aquaponia e cisterna

Através do convênio Linha Ecológica – Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território, são realizadas oficinas de educação ambiental que abrangem os 55 municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. Nesta semana o projeto chegou à Boa Vista da Aparecida.

Por meio dos gestores municipais de educação, das Secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, e a Itaipu Binacional, implantaram na última segunda-feira (23) uma horta comunitária, cisterna e a técnica de aquaponia, uma tecnologia que alia elementos da aquicultura, que é o cultivo de organismos aquáticos como peixes, e da hidroponia, que é o cultivo de hortaliças sem o uso da terra, ou seja, peixes e hortaliças são cultivadas de forma integrada.

Foram 16 horas de oficina aplicadas pelo oficineiro Jeffeson Dalla Costa para integrantes da pastoral da criança, idosos e usuários do CREAS, envolvendo mais de 30 participantes. O local escolhido para implantação desse sistema foi o CREAS e Jeffeson comentou sobre a importância destes projetos que são aplicados em comunidades e os benefícios que trazem às pessoas.

“Essas oficinas têm foco na educação ambiental, a gente procura sempre usar alternativas de produção para que a pessoa aprenda a trabalhar com ferramentas que melhorem a qualidade de vida dela. Nesse caso instalamos um sistema de aquaponia, criação de peixes junto com hortaliças que é um ciclo fechado. Temos um consumo muito alto de água, então é sempre usada a mesma, vai fazendo o trabalho de filtragem e evitando o consumo excessivo. Outra questão é a redução da área utilizada, que é o foco na educação ambiental. Já a cisterna, com uma capacidade de 5 mil litros, serve exatamente para captar água da chuva e ajudar no sistema instalado. Posteriormente a água é utilizada para o plantio das hortaliças e com as chuvas sempre teremos um reservatório, o que proporciona a pessoa ter na própria casa um plantio e a criação de peixe, dois ingredientes importantes para nossa alimentação”.

O investimento, de cerca de R$ 4 mil, das duas oficinas e dos materiais é inteiramente da Itaipu. Pode-se dizer que esse tipo de projeto é inovador, pioneiro em Boa Vista da Aparecida e também em outros municípios lindeiros que igualmente possuem esse tipo de sistema.