11ª Conferência da Saúde é realizada em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Saúde Publicado: Segunda, 01 Abril 2019 Escrito por SoftSul - Admin

As propostas foram aprovadas em plenária e serão apresentadas na Etapa Estadual da Conferência em Curitiba posteriormente a Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília.

O Governo Municipal de Boa Vista da Aparecida, através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal, promoveram a 11ª Conferencia Municipal de Saúde, onde representantes de todos os segmentos locais e envolvidos no SUS, debateram e discutiram políticas públicas de saúde, com o objetivo de contribuir ainda mais para um sistema único de saúde melhor, justo e de qualidade.

Foram abordados três eixos temáticos: Democracia e Saúde, Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS.

O evento que ocorreu na tarde desta quarta-feira, 27, no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida, contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Rildo Peloso, do presidente da Câmara de vereadores, Cesar de Bona, representantes dos conselhos de saúde, o do prefeito Leonir dos Santos.

Em seu discurso, o prefeito confirmou a importância da conferência para os munícipes e os usuários do sistema publico de saúde. “Desde que foi criada essa lei, que coloca a comunidade junto com o poder público, ficou melhor, por que quando trabalhos em conjunto, tudo fica mais fácil, saber o que as pessoas precisam e onde melhor investir os recursos, é a forma mais transparente de administrar um município, com isso conseguimos aplicar de acordo com a necessidade, eu estou feliz nesse dia por que as pessoas vieram prestigiar, participaram que isso é o mais importante, quero agradecer a toda minha equipe que conseguiram atingir o objetivo para o futuro de Boa Vista da Aparecida e também formularam o novo conselho que é de estrema importância para a Saúde da nossa gente”, comentou o prefeito.

A palestrante Enfermeira Aparecida Gomes Fleminge, responsável Técnica do programa Saúde da Família da 10ª Regional de Saúde, demostrou aos presentes o quanto o atendimento tem que ser responsável. “A saúde tem que ser justa, não pode ser ofertado tudo pra todo mundo, por que se ofertado tudo, quem precisa mais vai ficar sem atendimento e será atendido àquele que não tem necessidade, não é o paciente que decide o que precisa, a consulta médica que ira definir o que ele realmente precisa”, explicou a enfermeira.

Elenir R.C. Maltezo que esteve por oito anos atuando no Conselho disse de como foi gratificante. “Estou feliz por esse tempo que estive no conselho, foi um grande desafio, mas como gosto de ser desafiada, de sempre fazer o melhor para as pessoas, estamos sempre a serviço do nosso próximo, por que é muito bom ajudar, servir, nunca passar por essa terra despercebido, e a melhor forma de fazer o bem é sempre se colocando no lugar do outro”, comentou Elenir.

Rildo Peloso, que recentemente assumiu a secretário municipal de saúde, agradeceu a todos pela presença, e disse que vem seguindo as orientações do prefeito Leonir e colocando em pratica o que o povo mais precisa. “Quero agradecer a presença da população que se dedicou em participar dessa conferência, a participação da população serve para nos nortear, nossa proposta vai de encontro ao anseio popular, agradeço ao prefeito Leonir, que nos apoia e incentiva, saúde para todos é grande bandeira do prefeito”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Rildo Peloso.

Nessa Conferência foi formalizado o novo Conselho Municipal de Saúde que atuará nos assuntos pertinentes por mais quatro anos.