A missão além de limpeza em alguns locais é também orientar a população
O governo de Boa Vista da Aparecida mantém as ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Febre Chikungunya no município.
A semana foi de bastante trabalho e muitas ações como, Limpeza em órgãos públicos, orientações em alguns comércios, visitas domiciliares em uma incansável vigília em combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Nas vésperas do período chuvoso, agentes de endemias estão desenvolvendo diversas ações pela cidade no combate ao mosquito Aedes aegypti. O mutirão de conscientização faz parte da programação da “Semana Nacional de Combate ao Aedes” e tem a missão de orientar os moradores para que tenham cuidado e evitem a proliferação do mosquito.
Jocélia Amaro dos santos agente de endemias, alerta sobre a importância dessas visitas “Seguindo a orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde estamos indo de casa em casa, e nos comércios, orientando e pedindo a força da comunidade no combate a Dengue, Chikungunya e Zika”.
Como prevenir?
Os agentes de Endemias da Prefeitura fazem visitas domiciliares, em comércios, empresas e domicílios, visando à prevenção, para que não haja a proliferação do mosquito, além de trabalharem na conscientização da população. Por isso, receba o agente de endemias e fique atento às medidas de combate ao mosquito.
A melhor forma de prevenir é manter o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. A população também não deve depositar lixo e entulho nas ruas, praças, em terrenos ou nas margens dos rios e ribeirões. Além disso:
- Caixas d'água dever permanecer fechadas e a limpeza devem ser regulares;
- Calhas devem ser limpas para que a água não se acumule;
- Pneus devem ser armazenados em locais fechados, cobertos e estarem sempre secos;
- As vasilhas dos animais devem ser lavadas com sabão, pois os ovos do mosquito ficam presos no vasilhame;
- Areia deve ser colocada nos pratos das plantas;
- Latas de lixo devem permanecer tampadas;
- Coloque areia sobre os cacos de vidro em cima do muro, pois são reservatórios do mosquito;
- A água da piscina deve ser constantemente trocada e as extremidades devem ser limpas com frequência;
- Garrafas vazias devem ser guardadas de cabeça para baixo ou tampadas.
A população pode ajudar a fiscalizar e denunciar os locais em que há acúmulo de lixo, entulho ou mato. Entre em contato com a Prefeitura pelo telefone: 3287 1331.
Áudio da matéria