Boa Vista da Aparecida registra primeiro caso suspeito de Coronavírus

Categoria: Saúde Publicado: Terça, 24 Março 2020 Escrito por Comunicação - PM Boa Vista da Aparecida-PR

A paciente de 52 está em isolamento domiciliar desde sexta-feira (19/03).

O primeiro caso suspeito do novo Coronavírus em Boa Vista da Aparecida foi divulgado após a paciente apresentar um dos sintomas da doença.

Ela realiza tratamento de saúde em Cascavel, e por orientação da própria unidade onde ela estava se tratando, alertaram a secretaria de saúde de Boa Vista da Aparecida, e foi notificado o caso para a secretaria de saúde de Boa Vista da Aparecida, que depois de receber a paciente de volta, adotou protocolos instituídos pela autoridade de saúde superior e apontou para caso suspeito da doença.

O secretário de Saúde Rildo Peloso afirmou que as medidas de prevenção estão sendo tomadas de acordo com as orientações da 10ª Regional de Saúde de Cascavel e do próprio Ministério da Saúde. Conforme a Enfermeira Angela Lima, da Vigilância Epidemiológica, o caso foi notificado as autoridades de saúde superiores por volta do meio dia desta segunda-feira (23); e ela afirma que seguindo protocolos, o material para a realização de exame comprobatório não será coletado; pois o sintoma foi notado a cerca de 10 dias; e de acordo com a literatura dos protocolos de saúde, o vírus tem um pico de ação, que é entre o terceiro ao quinto dia após a aparição dos primeiros sintomas.

Angela Lima ainda disse que assim que soube do caso contactou imediatamente a paciente para orientá-la, e adotou a medida de isolamento domiciliar, e que a paciente está isolada sozinha em casa.

O monitoramento está sendo feito via telefone com a paciente, e que qualquer alteração no quadro clínico, será avaliado se há ou não necessidade de encaminhamento hospitalar.

Outro detalhe que vale destacar, é que a paciente realiza tratamento de saúde considerado severo, e que a baixa imunidade contribui para o aparecimento de sintomas que podem ser enquadrados em outros tipos de viroses.

 

 
 
 
Acessos: 131

Comentários - Facebook

Governo Municipal