Boa Vista da Aparecida: Vacinação contra febre aftosa começa nesta segunda

Categoria: Saúde Publicado: Quarta, 26 Abril 2017 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

A vacinação contra a febre aftosa acontece do dia 1º a 30 de Maio em todo o Estado.

Em Boa Vista da Aparecida a secretaria de agricultura pede para os produtores ficarem atentos aos prazos e vacinarem todo o seu rebanho. Segundo Ademir Spohr, assessor técnico da agricultura, é importante que os produtores obedeçam ao prazo de vacinação. “É muito importante que os produtores vacinem seus animais para eliminar a circulação do vírus da febre aftosa. O nosso status é de área livre de aftosa com vacinação e a busca é para nos tornarmos livres da aftosa sem vacinação”, explica Ademir Spohr.

A vacina pode ser encontrada nas casas agropecuária do município e os produtores são obrigados a fazer a vacinação do rebanho. “Caso o agricultor não cumpra com a legislação, ele recebe uma visita dos técnicos da ADAPAR para fazer a vacinação assistida e ainda é multado. Por isso pedimos que os produtores fiquem atentos e vacinem seus rebanhos”, afirma Spohr.

Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa

No Paraná, é adotada a estratégia de vacinação semestral de animais com até 24 meses de idade e vacinação anual de animais com mais de 24 meses. Assim, as campanhas de vacinação têm o seguinte esquema de imunização:

Etapa de Maio: são vacinados apenas bovinos e búfalos com até 24 meses de idade

Etapa de Novembro: vacinação de todos os bovinos e búfalos, de qualquer idade.

Com esta estratégia, os animais com até 24 meses são vacinados duas vezes ao ano e os acima de 24 meses, apenas uma vez.

Recomendações:

a) Sempre conservar a vacina em local resfriado, na geladeira ou caixa isotérmica com gelo; nunca expor ao sol. Somente transportar a vacina da loja agropecuária até a propriedade em caixa isotérmica com gelo, mantendo-a refrigerada até o momento da aplicação.

b) Aplicar a vacina com agulhas e seringas bem limpas e desinfetadas para evitar contaminações (antes de usar, deixe a seringa e agulhas em água fervente por 10 minutos). Agite bem o frasco antes de usar. Aplique com calma a vacina nos animais.

c) A dose a ser aplicada é de 5 ml, para todas as idades, tamanho e peso do animal. Essa é a dose correta, nunca aplique menos do que essa dosagem.

d) Aplicar a vacina na tábua do pescoço via subcutânea ou intramuscular. Evite aplicar no posterior (“traseiro”) do animal que é região de carne nobre.

e) Realizar a vacinação o quanto antes, não deixando para os últimos dias da campanha.

f) E também não deixar para comprovar nos últimos dias.

Obrigatoriedade da Vacinação e da Comprovação

A aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa é de responsabilidade dos proprietários dos animais. A vacinação e a comprovação são obrigatórias, estando previstas em legislação estadual.

A não vacinação ou não comprovação implica em multa mínima de 10 UPF (Unidade Padrão Fiscal do Paraná) variando conforme o número de animais, além de não poder transportar seus animais para qualquer finalidade.

Comprovação on line

O produtor pode realizar a comprovação da vacinação pela internet, acessando a página da ADAPAR (www.adapar.pr.gov.br). Será feita em duas etapas:

1°) cadastro da venda da vacina pelo revendedor e 2°) comprovação pelo produtor. Ao acessar o link na página da ADAPAR, haverá instrutivo sobre esta forma de comprovação. O produtor somente conseguirá efetuar a comprovação pela internet após o revendedor também ter cadastrado a venda da vacina.

Baixe o áudio desta matéria clicando aqui.