Boa Vista faz um balanço sobre a campanha nacional contra influenza

Categoria: Saúde Publicado: Segunda, 02 Julho 2018 Escrito por Luan - SoftSul

A secretaria de saúde de Boa Vista da Aparecida fez um balanço do que foi a campanha de vacinação contra a influenza, que teve início no dia 23 de Maio de 2018 e se estendeu até sexta feira, 22 de junho de 2018. A meta estabelecida era de vacinar pelo menos 90% das pessoas que integram os grupos prioritários, definido pelo ministério da saúde, levando em conta diversos fatores, entre eles o risco de exposição ao vírus e o grau de resistência do organismo a doença.

São considerados integrantes do grupo prioritário: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, trabalhadores da saúde, professores (rede pública e particular que estejam atuando em sala de aula), portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos que cumprem medida socioeducativa ou estão presos.
A meta foi atingida e os números ficaram assim dos grupos prioritários, a população de crianças, gestantes, puérperas e idosos conseguiu ultrapassar a meta estabelecida, alcançando 91,12% que a meta era de 90%. Enquanto trabalhadores da área da saúde e professores estiveram a baixo da meta, não comparecendo, e até mesmo rejeitando a vacina.
A coordenadora da campanha, enfermeira Daniela Ferreira Dutra, reforça o aviso: “A vacinação é para proteger as pessoas das doenças: Influenza B, H1N1 e H3N2, somente esses três vírus, portanto a gripe normal a pessoa terá igualmente, porém mais moderado. A proteção é para esses vírus que são mortais à população. Existe um mito forte sobre os malefícios dessa vacina, que não tem nenhuma base verídica sobre esse mito. Os grupos que não atingimos as metas foram os profissionais de saúde e professores, vemos que tendo mais acesso a informação, são os que deixaram a desejar. Espero que nas próximas campanhas alcançamos números melhor em relação a esses dois grupos”.
Com uma taxa mínima de pessoas que se limitou a tomar a vacina, houve então uma sobra da mesma, que acabou sendo liberado para a população em geral, e que rapidamente se esgotou.

 

Acessos: 1121

Comentários - Facebook

Governo Municipal