Boa Vista recebe Certificado de Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis Congênita

Categoria: Saúde Publicado: Terça, 14 Dezembro 2021 Escrito por Rafaela - SoftSul

A entrega ocorreu durante uma reunião no SENAC de Cascavel

Na manhã desta terça-feira (14), estiveram em uma reunião no SENAC de Cascavel as enfermeiras Angela de Lima, da Vigilância Epidemiológica e Mariah Borges de Araujo, Diretora de Atenção Primária em Saúde APS.

Elas receberam das mãos da Diretora da 10ª Regional de Saúde, Drª Lilimar, o Certificado concedido pela SESA/PR, de Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis Congênita.

Dos 25 municípios de abrangência da 10.°RS, apenas 13 receberam esta certificação. O município atingiu todos indicadores para receber o certificado, que foram :

1.Indicadores de impacto:

A) Taxa de incidência de sífilis em menores de 01 ano, ≤ 2,5/1.000 nascidos vivos nos últimos 03 anos;
B) Proporção menor que 25 % das crianças menores de 01 ano, com sífilis congênita nos últimos 3 anos.

2.Indicadores de processo:

A) 90% das gestantes com 4 ou mais consultas de pré-natal ou mais nos últimos 02 anos;
B) Cobertura de 90% gestantes diagnosticadas com sífilis que receberam uma dose ou mais de Penicilina nos últimos 02 anos;
C) 50% ou mais das gestantes diagnosticadas no primeiro trimestre da gestação, trimestre no período gestacional nos últimos 02 anos.

Refletindo assim a qualidade da assistência pre natal prestada as gestantes do município pela equipe de saúde local.