Campanha da Dengue está chegando ao fim em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Saúde Publicado: Terça, 24 Outubro 2017 Escrito por Camila Zub - SoftSul

Ainda dá tempo de procurar a sala de vacinação para imunização contra a doença

Faltando apenas quatro dias para o encerramento da Campanha de Vacinação contra a Dengue, Boa Vista da Aparecida já imunizou 1.171 pessoas, o equivalente a 76,8% da meta a ser atingida.

A campanha teve grandes incentivos e a atuação dos profissionais da saúde atingiu quase todas as localidades do município. Desde o início da campanha, em 20 de setembro, ações em parceria com a 10ª Regional de Saúde e arrastões de vacinação foram realizados, além do dia D da campanha que foi no último sábado (21).

Em andamento até o dia 27 de outubro, sexta-feira, a campanha pretende subir o número de vacinados para atingir a meta de 1.523 pessoas imunizadas. Quem ainda não recebeu a vacina deve procurar a sala de vacinação da Secretaria de Saúde, com atendimento das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas.

Segundo a enfermeira Angela Pereira de Lima, é imprescindível que as pessoas se vacinem, e somente com as três doses da vacina é atingido 100% de imunização para o organismo.

A dose disponível é a segunda e a terceira, para quem já se vacinou anteriormente em outras campanhas, para a faixa etária de 15 a 27 anos. Quem não pode receber a vacina: gestantes, mulheres que estão amamentando, pacientes em quimioterapia ou radioterapia, em uso de corticoides em altas doses e pacientes com HIV. É necessário levar RG, cartão SUS e cartão de vacinação para receber a vacina.

A Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que se reproduz facilmente em recipientes com água parada. O mosquito adquire, cada vez mais, uma maior resistência, portanto é necessário que ações para impedir a reprodução do mesmo sejam feitas. Não deixe água acumular em calhas, caixas d’água, vasos e pratos de plantas, garrafas, pneus, tampas, potes, etc.

Somente com a erradicação do mosquito é possível acabar com a doença. Dengue mata, não deixe água parada, limpe seu quintal.