DENGUE: 48% da meta de vacinação é atingida em Boa Vista

Categoria: Saúde Publicado: Segunda, 25 Setembro 2017 Escrito por Camila Zub - SoftSul

Um grande trabalho foi realizado no último sábado, dia 23, pelas equipes de saúde de Boa Vista da Aparecida. O objetivo é a vacinação contra a dengue. Estiveram envolvidos na ação 63 profissionais, entre servidores da 10ª Regional de Saúde e servidores da prefeitura de Boa Vista da Aparecida.

Estiveram abertas para vacinação duas unidades básicas de saúde, a unidade central e a unidade José Carlos Henrichs. Além delas, servidores montaram ponto fixo de vacinação em frente ao supermercado Trevisan e fizeram vacinação itinerante com 18 equipes distribuídas pela cidade.

A mobilização trouxe grandes resultados, 48% da meta de vacinação foi atingida. A vacinação segue até o dia 27 de outubro. De acordo com a enfermeira Ângela Pereira de Lima, somente quem já tomou a primeira dose, em setembro do ano passado ou em março deste ano, pode receber a imunização. “A vacinação começou dia 20 e vai até o dia 27 de outubro. A vacinação vai contemplar as pessoas dentro da faixa etária de 15 a 27 anos que fizeram a dose 1 e a dose 2, desde setembro do ano passado quando foi iniciada a campanha. Então são 3 doses, as pessoas que já completaram o ciclo não precisam vacinar, aquelas pessoas que tomaram a primeira dose em março deste ano, farão a segunda agora e terceira em março do ano que vem estarão concluindo o esquema das 3 doses. A vacina é contra indicada para gestantes, mulheres com suspeita de gravidez, mulheres que estão amamentando, pessoas que estão passando por quimioterapia ou radioterapia, pessoas que estão usando corticoides em altas doses e pacientes com HIV”, explica a enfermeira Ângela.

A 10ª Regional de saúde está dando apoio à Boa Vista da Aparecida nesta campanha. “No dia 21 de outubro, sábado, também teremos as duas unidades abertas. Lembrando, quem tem carteirinha traga, se por acaso não encontrar, venha até nós que verificaremos pelo sistema e a pessoa receberá a dose da vacina normalmente”, ressalta a enfermeira Ângela.