Dia D de multivacinação atende 252 pessoas em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Saúde Publicado: Terça, 19 Setembro 2017 Escrito por Camila Zub - SoftSul

Adolescentes preocupam pela quantidade de vacinas em atraso

A campanha de multivacinação, em Boa Vista da Aparecida, teve início no dia 11 de setembro, segunda-feira, e encerra no próximo dia 22, sexta-feira, e o dia D foi no último sábado (16), onde o posto de vacinação central esteve atendendo toda a população.

Cerca de 252 pessoas, de 0 a 27 anos, foram atendidas até agora na campanha, sendo a maior procura no dia D. Dessas 252 pessoas, 132 foram vacinadas, incluindo a vacina da dengue, a vacina para crianças e para os adolescentes, onde meninas e meninos se vacinaram contra o HPV.

Angela Pereira de Lima, enfermeira da vigilância epidemiológica, explica como foi a campanha até agora. “O que a gente observou é que a maioria das crianças estava com o cartão de vacina em dia. O que nos surpreendeu bastante é que foi na faixa etária dos adolescentes, de 10 a 14 anos, onde tivemos 33 comparecimentos somente nesse sábado, nós vacinamos 27 pessoas, isso dá um total de 81%. Isso significa o quê? Que os adolescentes estão com as vacinas atrasadas. Então, atenção aos seus pais ou responsáveis: que procurem vacinar os adolescentes, pois é importante, porque a vacina é eficaz e realmente protege contra as doenças”, afirma Angela.

Segundo a enfermeira, a campanha de vacinação contra a dengue tem início na quarta-feira dia 20, mas como a vacina já estava disponível no dia 16, cerca de 26 pessoas receberam a imunização. Angela conta que a meta é imunizar o máximo de pessoas possível dentro da faixa etária de 15 a 27 anos. “A nossa meta para a campanha da dengue, para pessoas de 15 a 27 anos, são 1.523 pessoas, então, na próxima quarta-feira (20), com a equipe da regional, nós estaremos iniciando os trabalhos de arrastão e faremos também a vacinação no Colégio Estadual Paulo VI, no período da manhã e no período da noite”, explica Angela.

Confira como foi o atendimento até agora:

Dengue: 26 pessoas imunizadas;

Multivacinação:

Crianças de 0 a 10 anos: 193 comparecimentos, sendo 79 vacinados;
Adolescentes de 11 a 14 anos: 33 comparecimentos, sendo 27 vacinados.

Na campanha da multivacinação, são vacinadas somente as pessoas que estão com as vacinas em atraso. Das crianças, 40% estavam com falta de alguma vacina. Já dos adolescentes, 81% estavam com falta de vacinas.