Governo Municipal de Boa Vista da Aparecida realizará mutirão de combate a dengue

Categoria: Saúde Publicado: Sexta, 17 Fevereiro 2017 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

Serão três dias com objetivo de envolver toda a sociedade, secretarias e departamentos públicos.

O Governo de Boa Vista da Aparecida, em parceria com todas as secretarias, irá dar inicio na quarta-feira, dia 22 e estender até o dia 24 de Fevereiro, uma grande campanha de combate ao mosquito da dengue (Aedes Aegypti) a ação ira contar com palestras, apresentações artísticas e culturais e um mutirão de limpeza na cidade. O ponto de partida da operação será praça municipal, onde o Prefeito Leonir dos Santos, Vice Prefeito Gilmar Bett e vereadores irão fazer o lançamento da ação, que marca a união de esforços do poder público e da sociedade na luta contra a dengue. Neste mesmo dia as 9hrs no Clube do Vovô, a Secretaria de Educação e Assistência Social irá realizar o trabalho de conscientização e sensibilização com palestras e apresentações artísticas com estudantes, beneficiários do programa família paranaense e bolsa família.

A campanha que recebeu o nome de “Operação: Diga não a Dengue”, ira envolver todas as secretarias e departamentos, entre servidores das áreas de limpeza e de saúde, além de servidores da educação, viação e obras, agricultura, esporte e setor administrativo. Caminhões caçambas, pás carregadeiras e toda a frota bruta do município estarão atuando na coleta do lixo acumulado nos quintais das casas, terrenos baldios e logradouros públicos.

A Secretária de Saúde, Cleide dos Santos destacou que esta campanha tem como objetivo a mobilização de toda sociedade e com a união das forças do poder publico e da população a meta será de evitar que este mosquito de prolifere. “Em anos anteriores, Boa Vista da Aparecida foi vista em rede nacional como um dos piores municípios do estado e do País em relação às epidemias, o prefeito Leonir não quer que isso se repita, estamos preocupados com a saúde da população, por isso temos que realizar este trabalho em conjunto para que tenhamos o resultado esperado, pedimos ainda que a população se organize e coloque em frente a suas casas tudo que estiver no quintal e possa acumular água” afirmou a secretária.

Segundo o prefeito, um planejamento esta sendo feito para que em três dias todos os bairros passem por esta campanha. A ação irá contar com carro de som e apoio das rádios locais avisando a comunidade, orientando as pessoas a limparem seus quintais e colocarem o lixo na frente de casa para que seja recolhido no momento da limpeza das ruas. “Estamos preocupados com essa situação e todos nós, Governo e sociedade, temos que fazer a nossa parte. A gente faz um apelo à população, para que nos ajude nessa mobilização”, disse o prefeito.

O prefeito Leonir dos Santos ressaltou a estrutura organizada para o mutirão. “Não podemos permitir que este mosquito traga transtornos para a nossa população, Boa Vista da Aparecida tem que ser lembrada pelas suas belezas naturais e sua gente acolhedora, não por epidemias, não há espaço em nossa cidade para este mosquito, espero que a sociedade atenda o nosso apelo para combatermos este inseto estamos dando todo aparato para este mutirão” disse Leonir.

Durante os dois primeiros dias (22 e 23), os funcionários municipais e pessoas voluntarias, irão fazer a cobertura de 100% da área urbana, orientar e ajudar o morador a retirar tudo que possa acumular água. Caminhões irão recolher tudo que estiver na frente das residências, exceto galhos e entulho de construção, no dia 24, os agentes de saúde irão fazer o tratamento químico de criadores que não puderam ser eliminados e repassar nas casas que não foi possível o acesso.

Campanha – Para mobilizar a sociedade será feita uma campanha com carro de som, rádios e mídias sociais. Palestras, apresentações artísticas e culturais também fazem parte da programação.

Operação Diga não a Dengue – Além do mutirão de limpeza, o combate à dengue prossegue em toda a cidade, por meio da qual já foram inspecionados mais de 2300 imóveis. Em oito semanas de trabalho – as ações tiveram início em 02 de janeiro –, os agentes da operação já eliminaram vários depósitos que serviam de criadouro do mosquito Aedes Aegypti. A ação ainda inclui controle vetorial, busca ativa e bloqueio de casos suspeitos da doença, além de atividades de educação em saúde em escolas. Até o encerramento da operação, previsto para o final de março, a meta do Governo Municipal é inspecionar 100% dos imóveis e eliminar os criadouros.

Vacinação - A partir do dia 03 de Março será iniciada a campanha da vacinação contra a dengue, as pessoas que deverão receber a vacina são com idade entre 15 a 27 anos, em Boa Vista da Aparecida são um total de 1487 pessoas, a contraindicação são para gestantes, lactantes e com a saúde comprometida. Além do posto de saúde central, durante este período, a unidade básica de saúde Jose Carlos Hehrichs ira funcionar em horário estendido até as 21hrs.