Governo Municipal de Boa Vista da Aparecida realizará mutirão de combate a dengue

Categoria: Saúde Publicado: Sexta, 12 Julho 2019 Escrito por Aline - SoftSul

Serão dois dias com objetivo de envolver toda a sociedade, secretarias e departamentos públicos.

O Governo de Boa Vista da Aparecida, em parceria com todas as secretarias, irá dar inicio na terça e quarta-feira, dias 23 e 24 de julho, uma grande campanha de combate ao mosquito da dengue (Aedes Aegypti) a ação será um mutirão de limpeza na cidade. O ponto de partida da operação será praça municipal, onde o Prefeito Leonir dos Santos, e demais autoridades irão fazer o lançamento da ação, que marca a união de esforços do poder público e da sociedade na luta contra a dengue.

A campanha que recebeu o nome de “mutirão do bem”, irá envolver todas as secretarias e departamentos, entre servidores das áreas de limpeza e de saúde, além de servidores da educação, viação e obras, agricultura, esporte e setor administrativo. Caminhões caçambas, pás carregadeiras e toda a frota bruta do município estarão atuando na coleta do lixo retirado pela população em seus quintais, terrenos baldios e logradouros públicos.

O Secretário de Saúde, Rildo José Peloso destacou que esta campanha tem como objetivo a mobilização de toda sociedade e com a união das forças do poder publico e da população a meta será de evitar que este mosquito se prolifere, e que em anos anteriores Boa Vista da Aparecida foi visto em rede nacional como um dos piores município do país em relação a epidemia, mas que com o trabalho árduo das equipes de saúde Boa vista da Aparecida hoje está fora do risco de epidemia.

O prefeito Leonir dos Santos destaca que com esse planejamento que está sendo feito, em dois dias todos os bairros passem por esta campanha. A ação irá contar com carro de som e apoio das rádios locais avisando a comunidade, orientando as pessoas a limparem seus quintais e colocarem o lixo na frente de suas casas para que seja recolhido no momento da limpeza, e que se sente agradecido com o resultado dos trabalhos realizado pela equipe de saúde enfatizando que somente com o apoio da população trabalhando junto com o poder público conseguiremos deixar nossa cidade livre desse mal que assola o país.

Durante os dois primeiros dias (23 e 24), os funcionários municipais e pessoas voluntárias, irão fazer a cobertura de 100% da área urbana, orientar o morador a retirar tudo que possa acumular água. Caminhões irão recolher tudo que estiver na frente das residências, exceto galhos e entulho de construção, os agentes de saúde irão fazer o tratamento químico de criadores que não puderam ser eliminados e repassar nas casas que não foi possível o acesso.

Para mobilizar a sociedade será feita uma campanha com carro de som, rádios e mídias sociais.

Operação Mutirão do Bem – Além do mutirão de limpeza, o combate à dengue prossegue em toda a cidade, por meio da qual já foram inspecionados mais de 4164 imóveis. As ações tiveram início em 02 de janeiro, os agentes da operação já eliminaram vários depósitos que serviam de criadouro do mosquito Aedes Aegypti. A ação ainda inclui controle vetorial, busca ativa e bloqueio de casos suspeitos da doença, além de atividades de educação em saúde em escolas. Até o encerramento da operação, previsto para o final de agosto, a meta do Governo Municipal é inspecionar 100% dos imóveis e eliminar os criadouros.