Mais de 400 homens participam do Agosto Azul em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Saúde Publicado: Sexta, 25 Agosto 2017 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

O mês de agosto é intitulado Agosto Azul em alusão à saúde do homem, com campanhas de conscientização incentivando que os homens busquem realizar exames periódicos para a prevenção de doenças. Em Boa Vista da Aparecida o dia D do agosto azul foi realizado na noite da última quinta-feira, dia 24, no salão paroquial da igreja matriz.

Mais de 400 homens participaram do encontro, marcado pela palestra do diretor da Uopeccan, Wilson Riedlinger. “A importância do Agosto azul começou quando o Estado do Paraná criou esta logo, prevendo que os homens venham fazer a prevenção do câncer de próstata.

Porque todo homem tem próstata, todo homem vai a próstata envelhecer, todo homem é suscetível ao câncer. Esta campanha vem prevenir, dentro da prevenção tenho certeza que a cada 10 homens que comparecerem, oito fizerem o exame de prevenção, e eles serão atendidos no início, então aí vem aquela velha expressão ‘o câncer não tem cura’, não senhor, desde que detectado no início é curável sim. Parabéns ao município e ao prefeito que está investindo na saúde do homem, oferendo um mega lanche, café, um abraço, um carinho, com toda a equipe médica trabalhando, aquele que não veio perdeu, tenho certeza disso”, Wilson Riedlinger.

Os participantes do agosto azul, assim que chegaram foram recepcionados pela equipe da saúde para realização de cadastro e triagem. Depois foram direcionados para um lanche.

Depois da palestra, todos os homens passaram por uma avaliação médica realizada pelos médicos da atenção básica do município. Na sequência, foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, também foi feito agendamento do PSA (exame de próstata), para os homens com 50 anos ou mais.

O participante Zaqueu dos Santos aprovou a iniciativa. “Muito interesse e ao mesmo tempo muito importante. Vemos as estatísticas do câncer, é uma preocupação da realidade no mundo. É muito interessante que venha alguém aqui que tenha conhecimento principalmente de causa, que está ali no dia-a-dia passando por isso, e que vem abrir a mente das pessoas que ainda tem algum tipo de preconceito e com isso conseguir salvar a si mesmo ou até os outros próximos”, afirma Zaqueu.