Operação Diga não a Dengue é iniciada em Boa Vista da Aparecida.

Categoria: Saúde Publicado: Quinta, 23 Fevereiro 2017 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

Todas as secretarias estão diretamente envolvidas nas ações e medidas contra o mosquito Aedes Aegypt. Oprefeito pede a mobilização de toda a população

O prefeito Leonir dos Santos participou na manhã desta quarta-feira (22) junto com secretários, agentes de saúde, funcionários públicos e voluntários do início da Campanha de Combate à Dengue. Na ocasião, foram apresentadas as ações que serão realizadas e a intensificação do enfrentamento ao mosquito. As iniciativas buscam uma parceria entre o governo municipal e a sociedade com o objetivo de priorizar as medidas educativas, conscientização e de prevenção.

“Quero dizer que estou feliz e agradecido por vocês estarem aqui hoje engajados nesta campanha, no passado tivemos problemas com a Dengue, e não queremos que isso se repita, fica ruim pra imagem do nosso município,a limpeza das ruas já tiveram início, sei que não vamos solucionar os problemas de um dia para o outro, tudo leva tempo, estamos trabalhando e conto com a parceria de vocês para evitarmos que o cenário do passado se repita ”, comentou Leonir.

A diretora municipal de saúde, Cleide dos Santos, lembrou que a Secretaria da Saúde, por meio da Área de Vigilância em Saúde, iniciou os trabalhos com as ações de combate e enfrentamento da dengue já no início do mandato, ela comentou também sobre como será esta ação do mutirão de limpeza. “Espalhamos diversas caçambas pelo município, tudo isso é pra facilitar o nosso trabalho, a população aderiu ao nosso pedido e já está colocando em frente as casas tudo o que pode acumular água, agora vamos passar recolhendo, levando até as caçambas para que depois esta seja recolhida”, explica Cleide.

Após o lançamento do mutirão, as secretarias de assistência social e de educação, promoveram um encontro com palestra e apresentações artísticas no Clube do Vovô, o intuito foi de conscientizar alunos da rede municipal de ensino, beneficiários do programa bolsa família e família paranaense. Participaram do evento o presidente da câmara de vereadores Valério Fernandes, secretários, funcionários públicos, representantes da 10ª regional de saúde de Cascavel e a chefe regional da secretaria da família e desenvolvimento social Lismari Fontana, o prefeito Leonir dos Santos não participou devido a compromissos já agendados em Cascavel.

O enfermeiro Dejaime T. de Souza, responsável pela divisão de vigilância em saúde da 10ª regional de Cascavel, destacou que os municípios que não fazem um trabalho intersetorial acabam tendo epidemia de dengue ano a ano.  “A nossa regional de saúde conta com 25 municípios, o trabalho tem que ser preventivo com eliminação de água parada e dos criadouros, e quando este trabalho não acontece entre todas as secretarias de forma uniforme a epidemia acontece de ano a ano” afirmou Souza.

A chefe da secretaria da família e desenvolvimento social Lismari Fontana, disse que é um momento muito importante, onde o trabalho tem que ser de forma preventiva, todos devem ter a consciência que a Dengue é um assunto de extrema importância, e a responsabilidade é de todos, não só do governo, já que o mosquito está em todo lugar que possa acumular água parada. “O momento que estamos vivendo é histórico em todo o Estado, é a maior mobilização intersetorial em combate ao Aedes, temos que estar unidos, temos que nos proteger e a maior arma que temos é a prevenção e a conscientização, Boa Vista da Aparecida é um município prioritário e este cuidado tem que ser continuado”, afirmou Lismari.

A Operação Diga não a Dengue, vai até sexta-feira (24). O município foi divido em três áreas, foram distribuídas 16 caçambas em pontos estratégicos, os envolvidos na ação do mutirão receberam luvas, sacos plásticos, repelentes, protetor solar, uniforme e bonés.

O último boletim epidemiológico referente a Boa Vista da Aparecida teve 21 notificações, 15 foram descartadas e ainda consta 6 pendentes, até o dia 17 de Fevereiro foram visitadas 3813 residências. Febre Amarela conta com uma notificação, mas ainda aguarda o resultado do exame para confirmação, mesmo caso do Zika Vírus.