Outubro Rosa: Palestra aconteceu sexta-feira em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Saúde Publicado: Segunda, 23 Outubro 2017 Escrito por Camila Zub - SoftSul

Aproximadamente 100 mulheres compareceram ao evento, que contou com o delicioso coffee breack, palestra e agendamento de consultas

Na última sexta-feira, 20, a Secretaria de Saúde de Boa Vista da Aparecida promoveu uma palestra para as mulheres do município, com o intuito de esclarecer e alertar sobre a importância da saúde da mulher. O evento faz parte da Campanha Outubro Rosa, que destaca a importância da conscientização sobre câncer de mama e contou com aproximadamente 100 mulheres dos 18 aos 80 anos, que assistiram a uma palestra com a professora Cleudes Aparecida Pavan dos Santos, com o tema: “Espelho, espelho meu, me diga que mulher sou eu”.

Segundo Cleudes, a importância de eventos como este é mostrar ao público que ter atitude faz toda a diferença. “Atitude é a forma que você se posiciona perante as mais diversas situações, sejam elas positivas ou negativas, pois quando você está fortalecido, tem conhecimento, equilíbrio emocional, alegria e amor próprio acima de tudo, a sua atitude, a sua postura à frente aos desafios que aparecem sempre serão tomadas de decisões seguras”, destacou Cleudes.

A campanha visa também facilitar as consultas e agendamentos preventivos. Durante o dia o agendamento é normal, já para as mulheres que trabalham no período da manhã e da tarde e queiram fazer os exames à noite, podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde. São oferecidos testes rápidos de HIV, Hepatites B e C e Sífilis.

Cleudes explica que antigamente o câncer causava muito medo, mais devido os avanços da medicina e a conscientização para os exames preventivos isso vem mudando. “Sabemos que o câncer até pouco tempo, era uma doença que causava muito medo, mas isso está mudando com o avanço da medicina e também com a preocupação das pessoas em se prevenirem e se cuidarem. Às vezes, por estarmos atarefadas por tantas coisas, acabamos de não perceber alguns detalhes e alterações físicas. Neste caso, então, quando perceber qualquer mudança procure ajuda, pois quando descoberto a tempo a cura é de 100%”, afirmou Cleudes.

O Prefeito Leonir dos Santos participou do evento e destacou que os cuidados com a saúde devem ser feitos diariamente. “Os cuidados com a nossa saúde nunca podem parar, todos os dias temos que nos cuidar, pensamos que conosco nunca vai acontecer, só acontece com as outras pessoas, engano nosso, temos que nos cuidar todo dia sem parar e intensificar cada vez mais”, destacou Leonir.

A campanha tem seu término programado para o dia 31, porém pode ser prorrogada caso a demanda for maior que o esperado.

Informações e agendamentos pelo telefone 45 3287 1331, ramais 204 e 229.