Profissionais da Secretaria de Saúde de Boa Vista da Aparecida recebem capacitação do Samu

Categoria: Saúde Publicado: Quinta, 19 Setembro 2019 Escrito por Aline - SoftSul

O curso prevê atualização e aprimoramento das técnicas de resgate, remoção e primeiros socorros

Nesta semana de 16 a 20 de setembro, a equipe do Núcleo de Educação Permanente do Oeste (NEP) realiza um treinamento destinado para profissionais da saúde: motoristas de ambulâncias, enfermeiros, técnicos de enfermagem ACSs, médicos, dentistas entre outros profissionais da área.

Ressuscitação Cardiopulmonar, Atendimento da Parada Cardiorrespiratória e Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACI) e outros temas abordados, visa atualizar os conhecimentos dos profissionais que devem aprimorar as técnicas de resgate, remoção e primeiros socorros, empregadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo a Enfermeira Regina Berti Maciel, o treinamento foi uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde e tem por objetivo a preparação dos profissionais para resgates e atendimentos mais eficientes. “Todos aqui recebem orientações de como agir em uma situação de emergência, e o passo a passo dos cuidados com o paciente, até chegar à Unidade de Pronto Atendimento. Podem ainda, realizar manobras práticas em nossos manequins, tanto adulto, pediátrico, quanto neonato, que é o menor de 28 dias. Demonstramos também como manusear os equipamentos de forma adequada e segura”, explicou a enfermeira.

A capacitação está sendo realizada na Unidade de Saúde Severino Bett.

Núcleo de Educação Permanente (NEP) Oeste Pr

O NEP SAMU 192-Oeste visa à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de profissionais da área de urgência, saúde e da comunidade. Promove ações de ensino, aprendizado e pesquisa em serviço, priorizando as suas aplicações nas ações de gestão, regulação em saúde, legislações, urgência e emergência, promoção da saúde, prevenção de agravos e crônicos das violências e acidentes, das lesões e mortes no trânsito e das doenças crônicas não transmissíveis e vigilância em saúde.

O que é o SAMU?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa dos governos Federal, Estadual e Municipal e tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência. Com estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o SAMU 192 consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.