Saúde convoca população de Boa Vista para campanha contra Pólio e Sarampo

Categoria: Saúde Publicado: Terça, 14 Agosto 2018 Escrito por Marina - SoftSul

A secretaria de saúde de Boa Vista da Aparecida convida a população para a campanha de vacinação contra o Sarampo e Poliomielite (Paralisia Infantil). A mobilização tem como público-alvo crianças que já completaram um ano e tem menos de cinco anos. Em Boa Vista os servidores de Saúde do município serão mobilizados para receber a população.

A abertura oficial da campanha que teve início no dia 06 de agosto que terá ênfase no dia 18 dia “D” estendendo até o dia 31 de Agosto, é importante apresentar caderneta de vacinação e cartão SUS. Será oportunidade também para a população de outras faixas etárias conferirem e atualizar a caderneta.
Independente se a criança já tomou as vacinas contra pólio ou sarampo todas serão imunizadas (reforço). Adultos também podem levar o documento para checagem.
Esforço nacional é para ampliar a cobertura vacinal contra as duas doenças, além de dar oportunidade à população para ter as cadernetas de vacinação em dia.

PRAZO DA CAMPANHA
Quem perder a data, ainda poderá participar da campanha, levando a criança a uma unidade de saúde até o dia 31 de agosto. O objetivo do Ministério da Saúde é manter o controle do sarampo, doença que voltou a ter casos registrados no país, principalmente na região norte.
Também é meta nacional manter erradicada a Poliomielite (paralisia infantil), doença que registrou 26 mil casos no país, entre 1968 a 1989 e não apresenta novos casos há quase 30 anos. Porém, a preocupação é mundial, uma vez que o vírus circulou em 23 países nos últimos três anos.

ATENÇÃO AO CALENDÁRIO
A secretaria municipal da saúde alerta que os pais e responsáveis não devem aguardar campanhas para fazer a vacinação. Os imunobiológicos contra Polio e Sarampo estão disponíveis na rede de saúde o ano todo e fazem parte do calendário vacinal.
Toda criança que completa dois meses precisa tomar a 1ª dose da vacina contra a Polio. Aos 12 meses é necessária a aplicação da tríplice viral, que protege contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola. A segunda dose da tríplice é aplicada três meses depois.
Adultos que não foram imunizados na infância também podem tomar a tríplice viral: até os 29 anos (duas doses) e entre 30 e 49 anos (uma dose).