Secretaria de saúde de Boa Vista da Aparecida alerta sobre importância de fazer e manter atualizado o Cartão SUS

A Secretaria de Saúde de Boa Vista da Aparecida está fazendo um alerta sobre a importância de fazer e manter atualizado o Cartão SUS para ter acesso aos serviços de saúde, como consultas médicas, exames, encaminhamentos entre outros. Para facilitar o processo, a secretaria fez a aquisição de uma máquina plastificadora. “É muito fácil, quem tiver interesse em fazer ou atualizar o Cartão SUS deve se direcionar a recepção da secretaria de saúde, com o CPF e comprovante de residência em mãos, o cadastro é realizado através do CADSUS, programa do governo federal, para obter informações pessoais, este programa cruzas os dados com os sistemas de informações da saúde de todo Brasil.

Ele fica pronto na hora, em questões de minutos. É fácil, é prático e é primordial sem ele não conseguimos acesso a nada na saúde”, explica Andreiza Bertoldo, fonoaudióloga da secretaria de saúde.

IMPORTÂNCIA DO CARTÃO SUS

Em qualquer unidade de saúde que os cidadãos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) procurarem atendimento, além dos documentos solicitados corriqueiramente (documentos pessoais, comprovante de residência e em caso de crianças o cartão de vacinas) o número do Cartão SUS será necessário.

O Ministério da Saúde pensou no Cartão SUS com o objetivo de criar um banco de dados, guardando as informações de cada usuário, gerando um histórico de marcação de consultas, exames e ainda acesso aos medicamentos fornecidos pela rede. Ele também informa a quantidade de pessoas atendidas pelo SUS e respectivas áreas médicas. Através desses dados é que o município recebe pelos serviços prestados. Ele é gratuito e tornou-se obrigatório a partir da Portaria 763 do Ministério da Saúde, em 20 de julho de 2011. O cartão é gratuito e para tê-lo acesso basta procurar uma unidade responsável.

Em Boa Vista da Aparecida, os documentos exigidos para fazer o Cartão SUS são CPF e comprovante de residência e para as crianças é necessário à apresentação da Certidão de Nascimento. Ele é um documento pessoal e, através do Sistema de Saúde, os dados e histórico médico podem ser consultados em qualquer lugar do país. Essa base de informações é de total importância para a administração pública e atende a uma demanda dos gestores públicos que reconhecem as necessidades de cada comunidade.

  


Áudio da matéria


Desenvolvido e hospedado por: SoftSul Software & Network