Secretaria de Saúde entrega cerca de 80 próteses dentárias à população

Categoria: Saúde Publicado: Terça, 15 Maio 2018 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

O Programa de Prótese Dentária vem acontecendo há três meses e faz parte da Atenção Básica da Família

O Programa de Prótese Dentária vem acontecendo há três meses no município de Boa Vista da Aparecida, e contabiliza cerca de 80 próteses entregues.

A ação faz parte da Atenção Básica da Saúde e integra o Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal, mas, no momento, está sendo custeada com recurso próprio do município. Os beneficiários do programa são pessoas carentes, residentes de Boa Vista da Aparecida, que não têm prótese dentária ou usam a mesma há mais de cinco anos, que apresentam problemas de rachadura, quebra ou perca de dentes.

Wilson Moretti, cirurgião dentista da área central, explica como funciona o programa. “A reabilitação vem hoje para completar o ciclo da Atenção Básica, onde trabalhamos com o nível primário, que é a prevenção, a educação em saúde bucal e nível secundário que é o atendimento clínico. Quando, por algum motivo, o paciente não conseguiu manter o dente, perdeu no passado, é preciso reabilitar esse paciente e, no caso da saúde bucal é a prótese. Reabilitando esse paciente devolvemos a função mastigatória e a função estética, que melhora a condição psicológica e nutricional do paciente”, destaca.

As próteses dentárias são produzidas por um laboratório terceirizado e podem ser feitas total ou parcialmente. Para solicitar uma, o paciente deve procurar o atendimento do cirurgião dentista de sua área, passar por uma avaliação e, se constatada necessidade de prótese, este é incluído no programa. Há uma fila de espera, pois a demanda é grande.

No ano passado, o Programa de Prótese Dentária não foi realizado no município, sendo retomado este ano.

 

Áudio da matéria 


 


 

Acessos: 1420

Comentários - Facebook

Governo Municipal