Setembro amarelo é marcado por caminhada e passeio ciclístico em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Saúde Publicado: Quarta, 27 Setembro 2017 Escrito por Camila Zub - SoftSul

Foi realizada durante esta terça-feira, dia 26, em Boa Vista da Aparecida a Campanha Setembro Amarelo. A ação promovida pela secretaria de saúde em parceria com o NASF (Núcleo de Atendimentos a Saúde da Família) contou com a participação de servidores municipais, crianças, jovens e grupo da 3ª idade, que percorreram as principais ruas da cidade chamando atenção para o tema “Falar é a melhor solução”.

O objetivo da campanha setembro amarelo é conscientizar e prevenir o suicídio. De acordo com a coordenadora do NASF, Andreiza Bertoldo, em Boa Vista da Aparecida existem estatísticas que apontam que os idosos estão mais propensos a este problema. “O público que mais comete suicídio aqui em Boa Vista são os idosos, de acordo com as estatísticas. Nós já tivemos casos de pacientes pós AVC que não conseguiram reabilitar o quadro neurológico e cometeram suicídio. A nossa estatística são as pessoas de mais idade que estão cometendo suicídio”, afirma Andreiza.

Os jovens também merecem um cuidado especial. Ainda de acordo com a coordenadora do NASF, existem muitos casos de automutilação em Boa Vista da Aparecida. “Nós tivemos muitos casos de automutilação, fizemos até um grupo de atendimento porque fomos solicitados nas escolas para atender um grupo de amigas, todas mutiladas”, complementa Andreiza.

Nesses casos, os amigos e familiares que perceberem atitudes diferentes nas vítimas, algum desinteresse por atividades que antes eram comuns para a pessoa, isolamento, tristeza e choro em excesso, devem procurar ajuda. O NASF oferece apoio psicológico e acompanhamento de casos depressivos.

O setembro amarelo em Boa Vista da Aparecida contou com caminhada, passeio ciclístico e blitz nas unidades de saúde e no Colégio Paulo VI. “Na blitz entregamos o marca-página, porque o objetivo da campanha é divulgar e fazer com que as pessoas conheçam e ajudem quem precisa. A blitz ocorreu nas Unidades de Saúde e no Colégio Paulo VI”, finaliza Andreiza.