Vacina contra a dengue estará disponível a partir do dia 16 em Boa Vista

Categoria: Saúde Publicado: Quarta, 13 Setembro 2017 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

No dia 20 de setembro começa em 30 municípios do Paraná, a campanha de vacinação contra a dengue.

Em Boa Vista da Aparecida a partir deste sábado, dia 16, a vacina já estará disponível nas unidades de saúde. De acordo com a enfermeira Ângela Pereira de Lima, somente quem já tomou a primeira dose, em setembro do ano passado ou em março deste ano, pode receber a imunização. “Temos este mês uma campanha entrando em outra, estamos com a campanha de multivacinação desde o dia 11, e no dia 20 teremos a campanha de vacinação contra a dengue, que vai até o dia 21 de outubro.

A vacinação vai contemplar as pessoas dentro da faixa etária de 15 a 27 anos que fizeram a dose 1 e a dose 2, desde setembro do ano passado quando foi iniciada a campanha. Então são 3 doses, as pessoas que já completaram o ciclo não precisam vacinar, aquelas pessoas que tomaram a primeira dose em março deste ano, farão a segunda agora e terceira em março do ano que vem estarão concluindo o esquema das 3 doses”, explica a enfermeira Ângela.

Segundo a enfermeira Ângela Pereira de Lima, nesta etapa da campanha não será mais aplicada a primeira dose. “Esse ano conforme orientação da Secretaria de saúde do Estado, não faremos mais a primeira dose, as pessoas nesta faixa etária não fizeram a 1ª dose em setembro de 2016 ou em março 2017, não farão mais a primeira dose, somente serão feitos os esquemas de segunda e terceira dose”, afirma.

A vacina é contra indicada para gestantes, mulheres com suspeita de gravidez, mulheres que estão amamentando, pessoa que estão passando por quimioterapia ou radioterapia, pessoas que estão usando corticoides em altas doses e pacientes com HIV.

A vacina contra a dengue estará disponível nas unidades de saúde durante horário de expediente e também em alguns sábados. “As unidades de saúde estarão abertas para a vacinação durante horário expediente normal e também em alguns sábados, em setembro no dia 23 e no dia 21 de outubro. A 10ª Regional de saúde também estará presente auxiliando na campanha. A campanha começa dia 20, mas em Boa Vista a partir do dia 16 a vacina já estará disponível”, enfatiza a enfermeira Ângela.

Para receber a vacina contra a dengue é necessário estar dentro da faixa etária, já ter tomado a 1ª dose da vacina, levar até a unidade de saúde a carteirinha da vacinação e o cartão SUS. A secretaria de saúde também irá fazer o deslocamento para vacinar nas escolas, fábricas, ônibus universitários, entre outros.