A campanha de vacinação contra a gripe começou dia 17 de abril e segue até o dia 26 de maio, no dia 13 será o dia D. Em Boa Vista da Aparecida a meta é vacinar 2548 pessoas, sendo 530 crianças de seis meses a cinco anos, 94 gestantes, 15 mulheres com até 45 dias pós-parto, 214 profissionais da saúde, 213 professores das redes municipal e estadual de ensino, cinco funcionários do sistema prisional, 346 doentes crônicos e 1131 idosos.
Até a ultima quarta-feira, dia 19, a secretaria de saúde vacinou 451 pessoas. De acordo com a enfermeira Ângela Pereira de Lima, responsável pelo setor epidemiológico, nestes três primeiros dias de vacinação a procura foi de 20%. “A campanha é longa e acredito que vamos atingir a meta que é de 90% de cobertura. Historicamente conseguimos sempre uma média de 95%. Os professores vão receber a vacina nas escolas pelas equipes do PSF. É importante as pessoas nos procurar, principalmente considerando a morte que tivemos em cascavel por H3N2, que é um dos componentes formadores da vacina. A vacina é trivalente tem o H1N1, o H3N2 e a influenza B, que são os principais vírus circulando este ano no mundo com relação a gripe”, explica Ângela Pereira de Lima.
A vacina é gratuita e em 2009 foi o ano da pandemia, no ano seguinte, 2010 Boa Vista da Aparecida registrou muitos casos, inclusive um óbito. “É fundamental que as pessoas se vacinem, a vacina é fornecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde a fim de prevenir complicações e mortes”, ressaltou a enfermeira.
Vale lembrar que quem deve receber a vacina pelo SUS são:
Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes e mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto;
Idosos, a partir de 60 anos;
Profissionais da saúde;
Povos indígenas;
Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional;
Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade;
Professores de escolas públicas ou privadas;
Baixe o áudio desta matéria clicando aqui.