Vacinação contra a gripe em Boa Vista da Aparecida esta na reta final

Categoria: Saúde Publicado: Segunda, 20 Maio 2019 Escrito por SoftSul - Admin

Ao todo já foram imunizadas 80,02% do publico alvo, destaque para os professores 97.04%, crianças 98,38% e puérperas 125%.

Faltando poucos dias para o fim da Campanha de Vacinação, a qual vai até o dia 31 de maio, 2.794 pessoas já foram imunizadas pela Secretaria Municipal de Saúde contra a Gripe em Boa Vista da Aparecida, o que representa 80,02% da meta que é 90%. Conforme dados repassados pela Coordenadora do Serviço de Imunização Municipal Daniela Ferreira Dutra, os dados levam em consideração as pessoas imunizadas até o dia 17 de maio.

De acordo com as informações, a vacinação de puérperas já ultrapassou a meta pré-estabelecida com a imunização de 15 pessoas, o que representa 125% do público, neste grupo que é de 12 pessoas.

As crianças aparecem na segunda posição: foram vacinados 619, o que representa 98,38% da meta. Em terceiro lugar está os professores, com 97,04%, o grupo que mais preocupa são dos trabalhadores em saúde até agora apenas 59,81% foram imunizados.

Pacientes com comorbidades somam 616, o que equivale a 51,46% da meta. As gestantes com 43,32%.

A vacina está disponível nas unidades básicas de saúde (UBS) e na sala de vacinação, das 7h30 às 11h e das 13 às 16h45.

Grupo de risco

Deve receber a vacina: indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos, as gestantes, as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e professores (público ou privado) do ensino básico, médio e superior.

Documentos

Para receber a dose todos os indivíduos do grupo de risco devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS), documento pessoal de identificação e a caderneta de vacinação.

Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira de conselho ou holerite, as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação, os indígenas: cadastro na SESAI. O controle mais rigoroso para imunizar as pessoas do grupo de risco é para atender as recomendações do Ministério da Saúde, que não irá disponibilizar doses extras.

A doença

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

Cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:

Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;

Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.

Evite tocar a boca e o nariz.

Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.

Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.

Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.