Segunda Audiência Pública em Boa Vista da Aparecida revela desafios e compromissos do Governo Municipal

Categoria: Notícias Publicado: Segunda, 02 Outubro 2023 Escrito por Rafaela - SoftSul

No último dia 29, sexta-feira, o Governo Municipal de Boa Vista da Aparecida promoveu a segunda audiência pública do ano, com o intuito de prestar contas à comunidade sobre os trabalhos realizados pela atual gestão. A audiência teve como principal foco atender aos requisitos da lei de transparência e reforçar o compromisso de um governo participativo com a população.

O prefeito Leonir dos Santos, destacou a importância do evento como uma oportunidade de diálogo aberto com os cidadãos. Ele enfatizou que o momento atual requer cautela, uma vez que o município enfrenta desafios significativos, incluindo a queda na arrecadação de alguns impostos como o IPI, ICMS e ITR, além do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o principal meio de arrecadação ter se mantido baixo. O índice do quadrimestre foi de apenas 3,99%, bem abaixo do esperado e não acompanhou a inflação, o que afeta diretamente as finanças municipais.

Entre as principais obras em andamento nos últimos 4 meses, destacam-se:

Revitalização da Praça Elias Neves e Avenida Tancredo Neves: A administração municipal está empenhada na revitalização desses espaços públicos essenciais para a comunidade. O prefeito ressaltou a importância de melhorias na infraestrutura urbana para promover uma melhor qualidade de vida para os cidadãos. Nestas duas obras os investimentos somam mais de R$ 5,6 milhões.

Investimentos em infraestrutura também são prioridade. Mais de R$ 1 milhão foram aplicados para asfaltamento em ruas e bairros, visando proporcionar mais conforto e segurança a todos os moradores.

O Centro de Eventos, o qual está com 90% das obras concluídas, é motivo de grande expectativa. A inauguração está planejada para dezembro deste ano, e será um espaço de cultura e lazer para toda a comunidade, investimento que ultrapassa R$ 1.200.000,00.

No interior do município, pavimentação com pedras irregulares e a recuperação das estradas são constantes, garantindo acessibilidade e qualidade de vida aos agricultores e moradores do interior. Só nos últimos meses foram mais de 12.000m² de calçamento, investimento superior a R$ 630.00,00. Além de 160km de estradas rurais recuperadas.

Na área esportiva, realização de competições em parceria coma a ACIBA e também avançando na construção da Mine Arena, que já atingiu 20% de conclusão, com um investimento superior a R$ 500.000,00. Em breve, será mais um espaço moderno para a prática esportiva e eventos culturais.

Na área educacional, o Governo Municipal está investindo na construção da cobertura para a quadra esportiva da escola Duque de Caxias, as obras estão com 40% concluídas e tem um aporte de mais de R$ 500.000,00. Na escola Padre Jandir, a construção de um Miniginásio, as obras estão em 59% concluídas e tem investimento de aproximadamente R$ 1.000.000,00. Isso proporcionará um ambiente adequado para a prática esportiva e atividades extracurriculares. Além da aquisição de mais dois ônibus escolares com investimento superior a de R$ 600.000,00, o que oferece mais conforto para os alunos da rede municipal de ensino.

Na saúde, recentemente foi inaugurado o Hospital Municipal São José, com um investimento de aproximadamente R$ 2.000.000,00, entre obras e equipamentos, além da aquisição de duas Vans e uma ambulância zero quilômetro, para garantir um atendimento de qualidade à nossa população.

Fundo de Participação dos Municípios (FPM):

O prefeito e sua equipe demonstraram preocupação com a arrecadação do FPM, que é uma fonte significativa de recursos para o município. O baixo índice de aumento desses recursos coloca pressão sobre as finanças locais, tornando necessário o ajuste das despesas e a busca por alternativas para manter os serviços públicos em funcionamento.

Gestão Transparente e Participativa: Durante a audiência, foram apresentadas as contas públicas as quais garantem total transparência na administração municipal, incluindo a disponibilização de informações financeiras. O prefeito reafirmou seu compromisso com a participação ativa dos cidadãos nas decisões que afetam a cidade.

A audiência pública serviu como uma oportunidade valiosa para a comunidade de Boa Vista da Aparecida entender os desafios enfrentados pelo governo municipal e conhecer os esforços em andamento para superá-los. A transparência e a participação ativa dos cidadãos continuam sendo pilares fundamentais da administração municipal, à medida que todos trabalham juntos para enfrentar os obstáculos que se apresentam.