Semana da Família nas Escolas e Cmeis movimenta rede municipal de Boa Vista da Aparecida

Categoria: Notícias Publicado: Quinta, 24 Agosto 2023 Escrito por Rafaela - SoftSul

O objetivo é aproximar pais e alunos com atividades dentro das unidades, reforçando a compreensão do papel conjunto da escola e da família no processo de ensino-aprendizagem das crianças.

Escolas Municipais e Cmeis do município de Boa Vista da Aparecida, estão realizando nesta semana, diversas atividades voltadas para as famílias dos alunos. São palestras, apresentações de artistas locais e momentos de interação com pais e familiares de alunos, em alusão a Semana Nacional da Família.  O secretário de educação Jucelino Vasco de Almeida, falou do objetivo de trazer esse tema para dentro da escola. “O objetivo principal é trazer a família mais para a escola. É a união da comunidade escolar estando mais presente”, explicou Jucelino.

O secretário ainda ressalta que todas as Escolas e Cmeis realizam momentos com alunos e familiares. “Em todas as unidades Escolares e Cmeis tem acontecido com palestrantes, apresentações com chamamento dos pais, onde o palestrante tem feito apresentações sobre a semana da família, objetivando sempre o trabalho da escola junto aos alunos. É uma forma de fazer uma partilha em que os pais têm contribuído. Neste dia todas as famílias trazem um prato e contribui neste momento com a escola”, concluiu o secretário.

A Escola Municipal Nilton Ronchini do distrito de Flor da Serra em Boa Vista da Aparecida, por exemplo, realizou a comemoração a semana da família na tarde da última segunda-feira, 15, com um momento para alunos e familiares promovendo palestra, apresentações musicais preparadas pelos próprios alunos e lanches.

Segundo a diretora da escola Leila Graciane, o objetivo do evento é mostrar a importância da família no ambiente escolar. “Nada mais justo que na semana da família termos este evento na escola, trazendo a família para dentro da escola. Assim podemos partilhar juntos deste momento que é filhos, alunos, pais, professores, funcionários, mostrando a importância da família se fazer presente no ambiente escolar”, destacou a diretora.

A tarde começou com uma palestra ministrada pelo musico católico Nathan Gustavo, que a convite da escola, falou aos pais sobre o papel da família na criação dos filhos em busca de cumprir o projeto de Deus. “Falar sobre família é falar sobre um projeto de Deus, e para mim é uma alegria muito grande poder estar aqui na Escola Municipal Nilton Ronchini e trazer um pouco sobre o que é família, o que é ter uma família. Vemos hoje famílias tão desestruturadas, famílias onde os filhos se perdem para o mundo, e o nosso desejo é que as famílias encontrem o caminho de Deus, encontrem o caminho da salvação. Então falar sobre família nesta semana tão importante, é falar sobre o projeto de salvação que Deus tem a cada um de nós”, relatou o palestrante.

Darci Weiss, pai da aluna Heloisa Weiss, ao lado de sua esposa Irene Weiss falou que é muito importante que a família caminhe junto com a escola. “Para nós pais é sempre uma alegria estar participando juntos, há anos que a escola vem trabalhando o tema da família nesta semana em que nós rezamos pelas famílias e falamos mais de família, e a escola Nilton Ronchini vem fazendo  algo a mais que é trazer os pais, trazer as crianças e dizer a importância da família, a importância do amor entre as famílias e principalmente falar de Deus, falar de ter a família junto com a escola, esse caminhar junto do ensinamento que vem de casa onde a escola complementa com seu ensinamento. Isso é muito bom e a gente só tem a agradecer a direção, aos professores, pelo carinho e por esse envolvimento com os pais, por isso nós ficamos muito felizes e agradecidos sempre”, disse Darci.

A Semana Nacional da Família começou no último domingo dia 13, e segue até 20 de agosto, a semana nacional da família, proposta pela (CNBB), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil a todos os católicos e cristãos do país. Nesta semana é relembrado o valor da família na sociedade, onde diversas instituições não religiosas também aderem a essa comemoração como forma de apoio e incentivo a instituição familiar.