Prefeitura de Boa Vista da Aparecida oferece construção de casas rurais em parceria com a Cohapar

Categoria: Viação de Obras Publicado: Quarta, 26 Abril 2017 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

A parceria é feita através do Programa Nacional de Habitação Rural em financiamento com a Caixa Econômica Federal

Agricultores de Boa Vista da Aparecida se reuniram com os responsáveis pelo PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural) da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) para esclarecimento do projeto que visa a construção de 33 casas na área rural do município.

Na Câmara de Vereadores estavam presentes, além dos agricultores acompanhados de seus cônjuges, o prefeito Leonir dos Santos, a chefe do escritório regional de Cascavel da Cohapar, Lucilei Marchiori, o Diretor de Agricultura Ademir Spohr, o Diretor de Turismo Vilmar Cracco, o Secretário de Planejamento Claudemir Freitas, a Chefe de Gabinete Ivonês Bonatto e demais integrantes da Cohapar e do administrativo municipal.

No local, o prefeito Leonir, que fez a acolhida aos agricultores, se colocou a disposição para conseguir o que o município precisa, não só para a agricultura, mas para todos os outros setores. “O Governo está dividindo o pão, é um pouquinho para cada município. Nós somos apenas um dos 399 municípios do Paraná e vamos buscar esses recursos para vocês.”, afirma Leonir.

Lucilei Marchiori, explicou o PNHR em etapas do processo de liberação do financiamento. Ela comenta que as 33 famílias ali presentes já foram pré-selecionadas através de um cadastro feito anteriormente e, agora, na segunda etapa, o grupo deve ser aprovado pelo Ministério Federal para ganhar a liberação para o financiamento da casa, que é a terceira etapa, resolvida junto à Caixa Econômica Federal. “O PNHR é um braço do Minha Casa Minha Vida e tem a finalidade de atender o pequeno proprietário. Lançado em 2011, o programa já atendeu, só na região Oeste, mais de 1400 famílias, na região que abrange a AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). Em 2014, as atividades do programa foram encerradas, pois não havia recursos para manter o programa, mas agora, em 2017, o programa foi relançado, com mais de 35 mil unidades (de casas) em todo o País”, explicou Lucilei.

O PNHR prevê a construção de 33 casas para o município de Boa Vista da Aparecida, onde os beneficiados são moradores da área rural com renda anual de até R$17 mil. Para a construção das casas, serão liberados R$34.200,00 para cada beneficiado, sendo 1/3 usados para mão-de-obra e 2/3 para compra de materiais. “O Governo financia 96% desse valor, e os outros 4% devem ser pagos pelo agricultor, divididos em 4 parcelas anuais de cerca de R$350,00, com o vencimento sempre na data de assinatura do contrato”, explica Lucilei.

Ao final da reunião, o prefeito Leonir agradeceu a presença de todos os agricultores e ao trabalho de sua equipe, que fez com que tudo desse certo até ali. “Quero dizer a toda população de Boa Vista da Aparecida que eu tenho me dedicado, me esforçado noite e dia, correndo, buscando recursos fora, à Curitiba e Brasília, para buscar melhorar a qualidade de vida aqui da nossa gente, do interior e também da cidade. Mas agora, queremos que, até o final do ano saia essas 33 casas. Eu não tenho só esse ano, eu tenho quatro anos para administrar, e sonhamos que até o final da nossa gestão a gente consiga atender muito mais famílias no interior do nosso município”, finaliza Leonir.

Baixe o áudio desta matéria clicando aqui.

Acessos: 2066